Opinião... Valérie Perrin * Querida Tia

 


Que bom é saber que há um livro novo de uma autora que se adora. A expectativa do que lá vem, o prazer da leitura e a história que fica connosco depois…

Valérie Perrin produz este efeito em mim. Adoro a sua escrita, a sua forma de contar a história, o uso que faz de cada palavra, a importância que cada personagem tem, a riqueza da narrativa. Tudo é bom nos seus livros.

Em “Querida Tia” temos Agnès, que determinado dia recebe uma chamada inesperada, dizendo que a sua tia Colette faleceu. Mas a sua tia já tinha falecido três anos antes, como era possível tal coisa?

Esta situação peculiar desencadeou uma sucessão de acontecimentos que deram uma volta na vida de Agnès fazendo-a voltar à terra da tia para perceber o que se passa. Quem é a pessoa que morreu no passado, quem era a sua tia, que segredos escondia… Agnès passou muito verões com esta tia, e tinha por ela um carinho especial, contudo, havia muito da sua vida (e dos que a rodeiam) que ela não fazia ideia e que vai agora descobrir.

Temos aqui uma viagem ao passado, às bases da família da qual Agnès descende, mas temos também muito mais história, encerrada em cada uma das personagens (mesmo das que, à partida, designaríamos por secundárias). Há tanto a acontecer neste livro. Tanto enredo que se enleia e que se desata apenas no final, quando Agnès percebe realmente o que se passou e nós, leitores, também.

É inevitável comparar os livros de uma autora, mais ainda quando alguns deles estão entre os favoritos de sempre. Nesta comparação, “Querida Tia” fica um pouco abaixo de “A Breve Vida Das Flores” ou “Os Esquecidos de Domingo”. Mas atenção, fica abaixo, dentro de uma classificação de excelente! Porque eu adorei “Querida Tia”, Valérie Perrin já conquistou definitivamente o seu lugar no meu coração de leitora e não há nada que escreva que não me encha as medidas.

Se procuram uma boa história, um livro denso, mas delicioso de se ler, um livro que nos permite viver com ele durante a leitura e que permanece connosco depois desta, este é o livro certo!

Sem comentários: