Opinião... A. M. Dean * O Escriba

Data Início: 15-03-2015
Data Fim: 23-03-2015

AutorA. M. Dean
Título: O Escriba
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897242045
N. Páginas: 396

Sinopse:
História, mistério e emoção numa obra inteligente e estimulante Egito, ano de 374. No deserto, um homem executa a última e mais importante missão da sua vida: esconder um precioso artefacto. A sua chave não pode cair nas mãos erradas.
A professora Emily, especialista em história das religiões, adquire um antigo manuscrito para a universidade sem saber o seu verdadeiro significado. Mas vai ter de descobrir rapidamente a importância, pois há um grupo de criminosos no seu encalço. A chave para resolver o mistério encontra-se algures no deserto e Emily vai ter de ser a primeira a encontrá-la.


Comentário:
"O Escriba", o novo livro de A. M. Dean, volta a trazer-nos uma boa história, com uma boa intriga, que equilibra muito bem factos reais com a ficção. E só não lhe dei uma classificação melhor, por causa de um acontecimento perto do final, que não vou contar aqui para não spoilar, que acho que não faz muito sentido e que é um dos pilares da resolução da intriga (quem já leu o livro que se acuse para falarmos sobre isto ;-))

Emilia, personagem que já conheciamos de o "O Bibliotecário", volta a estar no centro da acção, quando compra um documento para a universidade onde trabalha, e o leva para casa para o estudar. A sua casa é assaltada e o documento roubado, mas pelo caminho, os assaltantes matam o primo de Emilia quando este a tenta proteger.
Quando percebe que o assalto teve como objectivo roubar o dito documento, Emilia e o seu marido Michael encetam uma busca que os leva ao Egipto atrás da história dos Coptas e da chave que guarda o segredo deste grupo religioso.

O que vêem a descobrir está muito para lá de uma pequena intriga e muito mais perigoso do que à partida julgariam possível. Muitas mais pessoas estão envolvidas e ninguem pode confiar em ninguém.

O livro é muito interessante. Agradou-me que fosse alternando capítulos entre vários locais da acção e vários espaços temporais. As explicações históricas que nos contextualização são suficientes sem serem cansativas e tem acção que baste para nos deixar agarrados às suas páginas. Gostei e recomendo, mesmo com a ressalva que fiz no início do comentário!

Classificação: 8/10

Sem comentários: