Opinião... Ana Casaca * Todas as Palavras de Amor

Data Início: 09-06-2014 
Data Fim: 11-06-2014

AutorAna Casaca
Título: Todas as Palavras de Amor
Editora: Guerra & Paz
ISBN: 9789897020605
N. Páginas: 208

Sinopse:
Numa viagem em busca de si mesma, Alice escreve a primeira de muitas cartas a um grande amor. Não imagina que, na morada para onde envia as cartas, vive António, um homem que nunca viu. O homem recebe a primeira carta e as palavras daquela mulher que também não conhece, confrontam-no com aquilo de que sempre fugira.
Alice é uma mulher divorciada à procura do seu próprio rumo. António é um padre que, nunca ousou trilhar o caminho do amor. "Todas as Palavras de Amor" é um romance que começa com a surpresa de um engano. Depois, em páginas de uma escrita fulgurante, aprendemos que um engano talvez seja a melhor forma de modificar duas vidas para sempre.

Comentário:
Que excelente surpresa se revelou este livro para mim! Como é que um livro relativamente pequeno pode conter tanto? Como é que pode uma linguagem cuidada e até poética ser tão fácil de apreender e ler? Que poder de escrita tem Ana Casaca que transforma cartas trocadas entre vários personagens numa história tão bonita?

Alice é uma mulher recentemente divorciada que vive uma relação fugaz em Londres. António, o homem que a conquistou, dá-lhe uma morada inventada para que ela supostamente lhe escreva. Mas quis o destino (ou o homem que não se queria revelar) que a morada existisse mesmo e que nela habitasse um padre pouco convicto da sua vocação...

Não me alongo mais na história porque só mesmo lendo o livro se entende a dimensão que este equívoco provocou na vida de várias pessoas! Porque a história centra-se em Alice e António, mas também nos apresenta Clara, a avó de Alice, mulher que não viveu a vida que queria, os pais de Alice que não aceitam as atitudes recentes da filha, Tomás e a sua mulher Sofia, amigos de António e até Pedro, o suposto António. Personagens ricos que complementam e criam histórias dentro da história. 

Gostei muito de "Todas as Palavras de Amor". É um livro que nos faz acreditar que depois da tempestade, chegará sempre a bonança, ainda que fiquemos um pouco amachucados pelo caminho! 

Classificação: 8,5/10

5 comentários:

Ana C. disse...

Olá Maria João, hoje o teu post caiu-me no colo e fizeste com que sorrisse logo pela manhã.
Muito obrigada pelas tuas palavras, pois digam o que disserem, escrevemos também para que alguém se identifique algures com aquilo que escrevemos e se sinta menos só nas suas emoções e pensamentos.
Um grande beijinho
Ana Casaca

Maria João disse...

Muito obrigada pelo comentário Ana!

Fico sempre emocionada quando os autores lêem o que escrevo neste blogue que mais não pretende que partilhar e fomentar o gosto pela leitura!

Obrigada e até um próximo livro :-)

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá! Tb li o livro pouco depois de ter saído e adorei (na altura mandei mail à Ana Casaca, e visito regularmente o blogue).
E sim, aguardamos ansiosamente um novo livro!
Alexandra

Unknown disse...

Já li esse livro e gostei muito!!! ;)
E não posso deixar passar em branco o que estás a ler no momento...Uma casa na Irlanda, foi simplesmente um dos livros que mais gostei de ler no meu "mundo literário"! ;) Sou super fã da Maeve Binchy! deixou-nos uma riqueza gigante! :)

Maria João disse...

Bom dia Luísa,

obrigada pelo seu comentário. Quanto a "Uma casa na Irlanda" por enquanto ainda não me está a encher as medidas... Vou na página 130. Mas já li outros livros da autora e gostei muito! Até ao final ainda espero mudar de ideias :-)

Beijinhos e boas leituras