Opinião... Liz Fenwick * Um Amor na Cornualha

Data Início: 03-06-2014 
Data Fim: 08-06-2014

AutorLiz Fenwick
Título: Um Amor na Cornualha
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897261305
N. Páginas: 368

Sinopse:
Fugir no dia do próprio casamento nunca parece bem. Quando a pressão do futuro casamento se torna demasiada, Jude foge da igreja, deixando um bom homem no altar, a sua mãe furiosa e os convidados com mexericos suficiente para durar um ano. Culpada e envergonhada, Jude foge para Pengarrock, uma mansão em ruínas na Cornualha, no cimo de uma falésia, onde aceita um emprego a catalogar a extensa biblioteca da família Trevillion. A casa é um refúgio bem-vindo para Jude, cheia de história e segredos, mas quando seu novo proprietário chega, torna-se claro que Pengarrock não é amada por todos. Quando Jude sucumbe ao feitiço da casa, descobre um enigma familiar decorrente de uma terrível tragédia que teve lugar séculos antes: ao que parece, há algures um tesouro perdido. E quando Pengarrock é posta à venda, parece que o tempo está a esgotar-se para a casa e para Jude…

Comentário:
É o segundo livro que leio de Liz Fenwick e comprovo uma vez mais que esta autora escreve histórias intensas e com uma grande riqueza de pormenores, quer dos locais quer dos personagens.

Jude é uma jovem que sempre viveu à sombra da sua falecida irmã, tentando junto de todos substituir a sua ausência. Mas no dia em que se prepara para casar com John, percebe que tem vindo a viver uma vida falsa, a cumprir o que esperam dela e não a viver realmente os seus sentimentos e ambições. E desiste do casamento em pleno altar, chocando todos, principalmente os seus pais. 
Jude decide então afastar-se e vai para Oxford, para junto da sua madrinha Barbara que alguns dias depois lhe sugere que ela vá trabalhar para a Cornualha, para junto de um seu amigo escritor, Petroc, que necessita de alguém que lhe organize os documentos. Para Jude, este trabalho apresenta-se como o escape perfeito. Mas quanto mais ela se envolve na história da familia, mais se apaixona por Pengarrock, a propriedade onde trabalha. 
Quando Petroc morre subitamente e o seu filho Tristan decide vender toda a propriedade, Jude revolta-se e gasta todas as suas energias a provar a Tristan que está errado.

Gostei muito desta história e só não dei uma avaliação mais elevada porque senti, algumas vezes, que certas partes não seguiam um fio condutor com a história, baralhando um pouco a leitura. Mas adorei a parte da história da familia Trevillion, do que aconteceu aos antepassados e do que tiveram que fazer para manter a propriedade em nome da familia durante séculos. A história de Jude também é muito interessante, assistir à sua revolta contra a submissão a que ela própria se remeteu em memória da irmã.

Em suma, foi um livro que me deu muito prazer ler, que me transportou para uma região que não conheço mas que cada vez tenho mais vontade de conhecer, a Cornualha. 
E o mote que acompanha o título do livro "Acreditar. Mudar. Recomeçar" é tão verdadeiro! 

Classificação: 8/10

Sem comentários: