Opinião... J. K. Rowling * Uma Morte Súbita

Data Início: 01-04-2013
Data Fim: 10-04-2013

AutorJ. K. Rowling
Título: Uma Morte Súbita
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722349321
N. Páginas: 494


Sinopse:
Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter».
 

Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?
Um livro a não perder.


Comentário:
Bem sei que as nossas expectativas condicionam a avaliação de um livro. E também sei que iniciei esta leitura cheia de expectativas, porque embora não seja fanática pela saga do Harry Potter, gosto muito dos livros, que considero cheios de imaginação e bem escritos.
Talvez por isso, este Uma Morte Súbita foi para mim uma desilusão. Achei o livro entediante e acima de tudo, detestei o uso constante de vocabulário vernáculo, que acho desnecessário, ainda que pretenda (acho eu) caracterizar uma faixa da sociedade.
A história do livro passa-se em Pagford, uma terra onde todos têm os seus segredos e ambições. E a morte de um dos vogais da Assembleia da terra vem abrir uma vaga acidental (daí o título em inglês, que se perdeu na tradução para português: The Casual Vacancy), para a qual concorrem vários membros da comunidade, com propostas e intenções próprias e que os levam para caminhos bem diferentes dos que inicialmente traçaram.
Achei o livro confuso, demasiadas personagens logo no início que me levaram a necessitar de reler de novo para saber quem é quem e que relação têm entre eles. A história também pouco desenvolve, tendo momentos pontuais interessantes, por exemplo a complicada vida de Terri com os dois filhos e a sua dependência da droga e como gere (ou melhor, como não gere) a sua familia, ou o relacionamento de Fats com os pais, o da agressividade constante de Simon que descarrega na familia as suas frustações pessoais.
Mas são pedaços do livro, que no seu todo não considero suficientes para fazer uma boa história.

Classificação: 5/10

4 comentários:

nuno chaves disse...

De facto a tua opinião é mais uma (igual) no meio de tantas semelhantes, acerca deste primeiro romance para adultos de JK Rowling.
Para mim uma verdadeira desilusão... também tive algumas dificuldades de identificação com os personagens, e até conseguir, levou muito tempo.
de facto este livro deixou muito a desejar.
concordo 100 por cento com a tua opinião.
Boas Leituras.
http://nososlivros.wordpress.com/2013/03/29/uma-morte-subita-j-k-rowling/

Mil Folhas disse...

Selinho para ti =)

Maria João disse...

Obrigada pela comentário Nuno Chaves. Ainda pensei que era eu que não estava nesta onde de livros ou pouco atenta à leitura, mas afinal parece que não... Pode ser que o próximo seja melhor! Ás vezes acontece, outras não... ;-)

Boas leituras
Maria João

Maria João disse...

Obrigada Nexita!

Boas leituras
Maria João