Para Debate... Vocabulário Vernáculo

Vou hoje começar uma nova rubrica aqui no blog. São vários os temas que me passam pela cabeça, relacionados com livros: uns porque gosto muito, outros porque não gosto nada!

"Para Debate..." é o nome da rubrica e conta também com a participação de todos quantos seguem o blog e pretendam dar a sua opinião!

E o primeiro tema é... vocabulário vernáculo nos livros.



Este tema surgiu precisamente por causa do livro que estou a ler actualmente, que usa e abusa de asneiras.
Eu entendo que em determinadas situações ou para caracterizar determinada pessoa, o uso das asneiras possa ter enquadramento. Mas já não entendo quando um livro está repleto de asneiras, como se fosse isso que lhe desse valor.
Não tenho por hábito dizer asneiras mas também não sou pessoa de ficar chocada se as ouvir. No entanto, acho que retira muito do interesse do livro "tropeçar" constantemente nelas...

E tu? O que achas?

2 comentários:

Dulce disse...

Olá Mª João
Eu acho que um livro deve ter uma linguagem cuidada, não propriamente erudita, mas....cuidada.
A minha profª primária dizia não se deve escrever do mesmo modo que se fala.
Alguns palavrões se calhar não caem mal, mas assim às "carradas" deles não deve ter muita piada, não?
Bjs
Dulce Barbosa

Maria João disse...

Olá Dulce,

por falha minha não respondi ao seu comentário, por isso as minhas desculpas.

Concordo consigo, em determinadas situações e para caracterizar determinado tipo de personagens, poderá fazer sentido. Agora ser a linguagem corrente de um livro, eu pessoalmente, não gosto nada.

Boas leituras!
Maria João