Opinião... Thrity Umrigar * O Canto dos Corações Rebeldes

Que história esta... Ser mulher e ler a história de vida de Meena e de Smita impressiona e incomoda.

Toda a narrativa parte de uma notícia no jornal, de um homem que terá morrido queimado na Índia. A sua mulher sofreu graves ferimentos ao tentar salvá-lo, e esta mulher é Meena. Os causadores deste crime foram os irmãos de Meena e a razão foi única e exclusivamente porque Meena, muçulmana, ousou casar com um homem hindu.

Na opinião dos irmãos, Meena estaria a ir contra as raízes da sua cultura, ao misturar estas duas religiões e tudo culminou na perda de vida do marido e na destruição da vida da própria Meena.

Smita é jornalista e retorna à Índia a pedido de uma grande amiga que estava a fazer a cobertura deste caso, quando sofreu um grave acidente que a levou ao hospital por tempo indeterminado. Smita nasceu na Índia, mas a vida encaminhou-a para os EUA, com a sua família. Só um motivo muito forte a faria retornar e enfrentar todos os fantasmas do seu passado.

Vamos então acompanhar as duas histórias em simultâneo. Por um lado conhecer o nascimento da relação bonita de Meena e tudo o que se sucedeu, acompanhando também o julgamento e, por outro lado, vamos conhecer a história de Smita, igualmente impactante.

Este livro está muito bem escrito, num balanço equilibrado entre a devida importância dos acontecimentos, mas sem demasiado alarido. Com um testemunho de amor e outro de ódio que infelizmente conseguiu sair vitorioso...

Senti nas entranhas o quanto ser mulher vale de nada na Índia, mesmo nos dias de hoje. É realmente chocante e histórias destas nunca são demais, para que se saiba e seja possível evoluir. Infelizmente ainda estamos muito longe de uma realidade equilibrada por todo o planeta.

Opinião mais detalhada em vídeo:



Sem comentários: