Opinião... Ted Adams e Jorge Coelho * The Great Gatsby The Essential Graphic Novel



Pois é, tantos anos de leituras e nunca tinha lido o Grande Gatsby… Bom, na verdade, continuo a não ter lido, já que desta feita li a sua adaptação para novela gráfica, pela mão do talentoso Jorge Coelho!

E que talento! Cada página deste livro é uma obra de arte, um deleite para os olhos, com todos os detalhes e um traço muito pessoal. Adorei cada um dos pormenores e da forma como utiliza as cores, que nos remete de imediato para a época em que se passa a acção.

Quanto à história, pareceu-me uma adaptação fiel do clássico de F. Scott Fitzgerald e deixou-me com muita vontade de ir ler o livro original. Eu li a novela gráfica na sua versão original, em inglês, mas confesso que não foi uma leitura fácil, porque o inglês utilizado está obviamente adaptado à época e obrigou-me a recorrer ao tradutor várias vezes. Senti que isto me atrapalhou um pouco o entendimento detalhado das acções, embora tenha compreendido a história global.

À parte este pequeno (grande) detalhe, apreciei bastante esta leitura, que me deu a conhecer Jay Gatsby, o misterioso homem que habita uma mansão deslumbrante e onde todos os Sábados são dias e noites de festa. Quem é este homem misterioso? O que esconde do seu passado? E quem são as pessoas que o rodeiam? A história é-nos narrada por Nick, o seu vizinho do lado, que se vê enleado numa trama inesperada.

Temos aqui um retrato da sociedade pós-guerra, para aqueles que tinham uma posição social elevada, onde o fútil reinava. Mas temos também uma história de amor conturbada…

Voltando a Jorge Coelho, é a minha estreia com este ilustrador, mas fiquei encantada. Adoro o traço e a forma inteligente como usa as páginas para contar a história. Um exemplo, quando Gatsby se torna um homem rico, o desenho mostra-nos metade do Gatsby de antes e metade de agora, dando a ilusão de passagem de um estado a outro. É delicioso de observar!

Uma nota final para esta edição que é de grande qualidade, a capa dura, com dourados e ainda os extras no final.

 

Sem comentários: