Um passeio pela Lisboa literária

Já há muito tempo que andavámos (eu e a Vanessa Miss Livrinhos) para fazer um passeio por Lisboa para conhecer alguns locais relacionados com literatura e que, grande falha nossa, não conhecíamos. Hoje foi o dia!

Começámos de manhã cedo pela Fundação Saramago que se localiza na Casa dos Bicos:

Dividido em vários pisos, visitámos a exposição permanente com centenas de livros do autor publicados em inúmeras línguas e edições e com preciosidades do seu espólio pessoal (agendas, apontamentos, manuscritos e a medalha do Prêmio Nobel). Tem igualmente uma réplica do seu escritório, uma biblioteca e  uma livraria:


Gostei muito de visitar a fundação!

Pausa para almoço, depois um café na Bertrand Chiado (a livraria em funcionamento mais antiga do Mundo):


Seguimos pela rua ao lado da Bertrand onde todos os Sábados se faz uma feirinha de Alfarrabistas. Encontrei lá, finalmente, "O Pequeno Amigo" da Donna Tartt!


Depois rumámos à zona do Rato/Estrela e fomos visitar a Casa Fernando Pessoa. Também é interessante mas tem menos que ver do que a Fundação:


No caminho de volta ainda descobrimos uma daquelas pérolas de Lisboa, um Alfarrabistas onde mal se consegue entrar mas que merece investimento de tempo :-)


Cansada mas feliz! Foi um dia fantástico!

2 comentários:

Bárbara Ferreira disse...

Aqui está uma lisboeta que confessa que, desses sítios, só conhece a feira perto da Bertrand do Chiado (e a Bertrand, claro, mas ainda não conheço o café!)

Maria João disse...

Olá Bárbara, quando tiveres um tempinho aconselho-te o passeio! A nossa cidade é linda e tem espaços literários que merecem a nossa atenção ;-)
Beijinhos