Começámos de manhã cedo pela Fundação Saramago que se localiza na Casa dos Bicos:
Dividido em vários pisos, visitámos a exposição permanente com centenas de livros do autor publicados em inúmeras línguas e edições e com preciosidades do seu espólio pessoal (agendas, apontamentos, manuscritos e a medalha do Prêmio Nobel). Tem igualmente uma réplica do seu escritório, uma biblioteca e uma livraria:
Gostei muito de visitar a fundação!
Pausa para almoço, depois um café na Bertrand Chiado (a livraria em funcionamento mais antiga do Mundo):
Seguimos pela rua ao lado da Bertrand onde todos os Sábados se faz uma feirinha de Alfarrabistas. Encontrei lá, finalmente, "O Pequeno Amigo" da Donna Tartt!
Depois rumámos à zona do Rato/Estrela e fomos visitar a Casa Fernando Pessoa. Também é interessante mas tem menos que ver do que a Fundação:
No caminho de volta ainda descobrimos uma daquelas pérolas de Lisboa, um Alfarrabistas onde mal se consegue entrar mas que merece investimento de tempo :-)
Cansada mas feliz! Foi um dia fantástico!
2 comentários:
Aqui está uma lisboeta que confessa que, desses sítios, só conhece a feira perto da Bertrand do Chiado (e a Bertrand, claro, mas ainda não conheço o café!)
Olá Bárbara, quando tiveres um tempinho aconselho-te o passeio! A nossa cidade é linda e tem espaços literários que merecem a nossa atenção ;-)
Beijinhos
Enviar um comentário