Foi hoje a apresentação do novo livro de Luize Valente "Sonata em Auschwitz", que contou com a presença desta autora brasileira tão simpática!
A sessão teve um início fenomenal com a passagem de um vídeo onde os presentes ouviram a sonata que o sobrinho da autora compôs especialmente para este livro e cujas pautas fazem parte desta edição portuguesa.
Tenho muito gosto em partilhar convosco este momento tão bonito:
A autora falou sobre a sua visita a Auschwitz, onde permaneceu vários dias para sentir todo aquele cenário e tentar entender o que passaram milhares de pessoas e assim, poder transmitir parte deste sofrimento no livro. Contou igualmente que conheceu uma senhora com 101 anos, que faleceu no ano passado, mas que antes lhe contou a sua história de vida e que, de alguma forma, inspirou esta história. Esta mulher, judia, foi levada para o campo de concentração grávida. Como não perceberam o seu estado, foi seleccionada para o lado dos trabalhadores acabando por dar à luz num barracão infecto. Só soube que era uma menina que lhe foi imediatamente tirada e de quem apenas pode supor o fim. Comovente...
A apresentação foi intercalada com momentos de leitura de trechos do livro ao som da sonata mais uma vez. Momentos intensos e poderosos!
No final tive oportunidade de falar um bocadinho com a autora e trazer o meu livro autografado. Muito bom!
Sem comentários:
Enviar um comentário