Opinião... Nuno Nepomuceno * O Espião Português

Data Início: 09-05-2015
Data Fim: 15-05-2015

AutorNuno Nepomuceno
Título: O Espião Português
Editora: Asa
ISBN: 9789892321462
N. Páginas: 336

Sinopse:
E se toda a sua vida, tudo aquilo em que acredita, não passar de uma mentira? O que faria? Quando André Marques-Smith, o jovem diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português é enviado à capital sueca, está longe de imaginar que aquele será um ponto de viragem na sua vida.
Vencedor do Prémio Literário Note 2012, é um thriller intenso e vertiginoso, ode à família, amizade e amor
.

Comentário:
Depois de ter lido inúmeras opiniões sobre este livro, algumas muito boas outras nem por isso, e de ter lido a sinopse, a minha curiosidade ficou espicaçada. Mas partir para a leitura de um livro sem expectativas é, de facto, o melhor e trás-nos belas surpresas.

No início do livro, achei a história simples e pouco interessante, mas à medida que o livro avançou e que as reviravoltas foram surgindo, fui ficando cada vez mais empolgada, até ao final, que adorei!

André é um jovem dinâmico e de sucesso, que em paralelo com a sua profissão de Director no Ministério dos Negócios Estrangeiros, é também agente de uma organização semi-governamental, para a qual trabalha secretamente em missões arrojadas e perigosas.

A sua presente missão, a mais importante da sua vida, é conseguir recuperar as 4 partes perdidas de um segredo há muito guardado, e que irá desvendar o que o cientista Sacha descobriu e pelo qual morreu. Mas a Dark Star, uma outra organização, com fins menos claros anda igualmente atrás das 4 partes do segredo, pois o seu chefe é nada mais que o irmão de Sacha.

Os acontecimentos atropelam-se e André vê desmorenar toda a sua realidade, toda a sua verdade - profissão, amigos, familia, à medida que vai encaixando as peças deste puzzle...

Só não dei mais pontuação porque o livro está escrito de uma forma que eu não aprecio particularmente. Em vez de se escrito na terceira pessoa, está na primeira (exemplo, em vez de "ele dirigiu-se de imediato para a casa" está escrito "dirige-se de imediato para a casa"). Este tipo de escrita obriga-me muitas vezes a reler a frase, o que me atrapalha a leitura.

À parte este pormenor, gostei muito do enredo, das personagens, dos cenários, da acção. E estou desejosa de ler o senhor que se segue, ou a senhora, já que se chama "A Espia do Oriente"!  


Classificação: 8,5/10

Sem comentários: