Opinião... Rosa Lobato de Faria * A Trança de Inês

Data Início: 17-04-2015
Data Fim: 19-04-2015

AutorRosa Lobato de Faria
Título: A Trança de Inês
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789896600341
N. Páginas: 224

Sinopse:
Baseado no mito de Pedro e Inês (mais na lenda do que na história), um romance sobre a intemporalidade da paixão, onde se abordam também alguns mistérios da existência.
Assim as mulheres passam umas às outras a sua teia ancestral de seduções, subentendidos, receitas que hão-de prender os homens pela gula, a luxúria, a preguiça e todos os pecados capitais, é por isso que elas nunca querem os santos, os que não se deixam tentar, os que resistem à mesa, à indolência, à cama, à feitiçaria dos temperos, ao sortilégio das carícias, à bruxaria das intrigas.

Comentário:
É sempre um prazer ler ou reler (como é o caso) Rosa Lobato de Faria. Mais do que as histórias em si, é a sua forma de escrever que me cativa e me faz perder nos seus livros. E este tem por base uma história de amor que sempre me fascinou, o amor de D. Pedro e Inês.

São três histórias interligadas, passadas em três tempos diferentes, mas que no final fazem todo o sentido. O que lhes é comum? Um Pedro, que se apaixona por uma Inês, apesar de ter sido coagido a casar com uma Contança. O amor fala mais alto e o pai de Pedro, Afonso, decide mandar matar Inês. Pedro, cego de amor, decide vingar a sua amada e fazer dela rainha... Qualquer semelhança com a história de Portugal não é mera coincidência!

É uma história eterna, de amor profundo, que a mestria de Rosa Lobato de Faria transformou num belo romance. Gosto muito deste livro!

Classificação: 9,5/10

1 comentário:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá Maria João,

Ainda só li um livro da Rosa Lobato de Faria e apesar de ter adorado a escrita da autora não gostei tanto assim da história. Estou à procura de outro melhor, pois quero muito voltar a ler algo dela. Acho que vale mesmo a pena.

Este será uma hipótese.


Beijinhos e boas leituras