Opinião... Paullina Simons * Alexander

Data Início: 06-01-2015 
Data Fim: 07-01-2015

AutorPaullina Simons
Título: Alexander
Editora: ASA
ISBN: 9789892328201
N. Páginas: 224

Sinopse:
Tatiana tropeçou no degrau e quase caiu. De joelhos ao lado dele, fez o que pensava não poder voltar a fazer em toda a sua vida: tocou em Alexander. E beijaram-se. Beijaram-se como se fossem de novo jovens nos bosques do Luga. Beijaram-se até esquecerem a guerra e o comunismo, a América e a Rússia. Beijaram-se e afastaram tudo, deixando ficar apenas o que restava – fragmentos de Tania e Shura. A viver na América com o filho, Tatiana tentou esquecer a mágoa pela perda do seu grande amor, Alexander. A sua vida seria perfeita se essa memória não estivesse presente a cada momento de cada dia. E quando uma improvável réstia de esperança de encontrar Alexander vivo se apodera dela, Tatiana não hesita. Deixa o pequeno Anthony aos cuidados da amiga Vikki e parte para uma derradeira e perigosa viagem à Alemanha. Em jogo está tudo o que construiu e a sua própria vida. Se for encontrada, Tatiana sabe que não escapará. É uma mulher marcada. Mas mais impossível do que o seu sonho é a incapacidade de aceitar a vida sem Alexander. 
Mais forte do que o medo é a promessa que fizeram um ao outro há tantos anos atrás: “viveremos juntos ou morreremos juntos.” Tatiana e Alexander protagonizam uma das grandes histórias de amor da ficção contemporânea. Um inesquecível relato de paixão, guerra, coragem e sobrevivência.

Comentário:
Obviamente a classificação que dou a este livro(?) refere-se à história e à trilogia e não a estas poucas páginas a que a editora resolveu chamar Volume III. Sinceramente, se soubesse que esta colecção era assim, acho que não a teria sequer começado (e teria assim perdido uma grande história!). Só quando peguei neste livro é que percebi o quão pequeno ele é - na verdade são 196 páginas de história e com letra garrafal que se lê num ápice! Curiosa com a disparidade de páginas entre o volume I e o III, resolvi pesquisar um pouco na net e... descobri que este livro é, no seu original, o resto do volume II e que a Asa decidiu não editar o volume III original, pelo que não poderemos saber como, de facto, Paullina Simons terminou esta saga. Triste... 

Polémicas à parte, porque a escritora não merece ser penalizada por estas decisões infelizes, adorei a história de Tatiana e Alexander. Fossem todos os seres humanos fortes e determinados como eles e a humanidade seria muito diferente. São um exemplo de lealdade, coragem e amor, apaixonantes e inspiradores. Os cenários de guerra são extremamente realistas, a paixão entre eles é profunda e as perdas de ambos dolorosas.

Gostei muito e tenho muita pena de não ler o volume 3 original (eventualmente tentarei ler em inglês). Uma história que irá perdurar no meu imaginário por muito tempo!  

Classificação: 9/10

Sem comentários: