Opinião... Paullina Simons * O Grande Amor da Minha Vida

Data Início: 05-12-2014 
Data Fim: 23-12-2014

AutorPaullina Simons
Título: O Grande Amor da Minha Vida
Editora: ASA
ISBN: 9789892320205
N. Páginas: 688

Sinopse:
Tatiana vive com a família em Leninegrado. A Rússia foi flagelada pela revolução, mas a cidade mais cosmopolita do país guarda ainda memórias do glamour do passado. Bela e vibrante, Tatiana não deixa que o dramatismo que a rodeia a impeça de sonhar com um futuro melhor. Mas este será o pior e o melhor dia da sua vida. O dia fatídico em que Hitler invade a Rússia. O dia assombroso em que conhece aquele que será o seu grande e único amor. Quando Tatiana e Alexander se cruzam na rua, a atração é imediata. Ambos sabem que as suas vidas nunca mais serão as mesmas. Ingénua e inexperiente, Tatiana aprende com o jovem soldado os prazeres da paixão e da sensualidade. Atormentado pela guerra e pela incerteza quanto ao futuro, Alexander descobre a doçura dos afetos. E, enquanto as bombas caem sobre Leninegrado, eles vivem um amor que sabem ser eterno mas impossível. É um amor que pode destruir a família de Tatiana. Um amor que pode significar a morte de todos os que os rodeiam. Ameaçados pela implacável máquina de guerra nazi e pelo desumano regime soviético, Tatiana e Alexander são arremessados para o vórtice da História, naquele que será o ponto de viragem do século XX e que moldará o mundo moderno.

Comentário:
Com "O Grande Amor da Minha Vida", Paullina Simons inicia uma triologia que nos dá a conhecer Tatiana e Alexander. É uma saga épica, um amor em tempo de guerra. É intenso, é triste, é forte, é memorável!

Tatiana vive com a sua família numa casa comunitária, dividindo o quarto com o pai, a mãe, a irmã e o irmão gémeo. A União Soviética está na eminência de entrar em guerra contra o regime nazi que procura invadi-los. Tatiana, na sua inocência, vive uma vida tranquila, entre o trabalho e a família, quando se cruza inesperadamente com Alexander, um jovem soldado do exército vermelho. É amor à primeira vista! Mas o que Tatiana não sabe é que Alexander é o novo namorado da sua irmã mais velha, e por isso abafa o seu amor em detrimento da felicidade da irmã. 
O país entra em guerra e tempos difíceis avizinham-se para todos. Ninguém imaginaria a que ponto de miséria e fome chegariam.
Tatiana vê toda a sua vida mudar drasticamente e revela-se muito mais forte do que aparentava e acreditava ser. O seu amor por Alexander dá-lhe as forças que ela necessita para lutar contra tudo e todos e sobreviver a todos.

A história é muito forte, com descrições muito reais (as cenas de guerra, a fome, a morte, tudo é lido e sentido de forma muito intensa). Na minha opinião, a meio do livro existem partes que não trazem valor acrescentado e que teriam tirado umas quantas páginas a este livro de quase 700! Mas no seu computo geral, é um livro excelente, uma história arrebatadora... Que continua no livro "Tatiana", a leitura que se segue.

Classificação: 9/10

1 comentário:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá!

Já vi muitas muito boas opiniões sobre este livro. Vou tentar lê-lo durante o próximo ano.

Beijinhos e boas leituras!