O que Aprendi com os Livros... "Padeira de Aljubarrota" de Maria João Lopo de Carvalho


Historiadores divergem sobre a origem do relógio. Alguns defendem que o primeiro relógio foi criado na Judéia em 600 a.C, já para outros, a invenção teria surgido no Egito em 1.500 a.C.
A única convicção dos historiadores é a de que os primeiros relógios tenham sido criados com recursos naturais do nosso planeta.
Provavelmente, o primeiro tipo de relógio natural criado tenha sido o relógio de sol, no qual é possível observar a hora através do modo como a luz solar incidia na terra em diferentes posições.
Para isso, o relógio de sol possui uma peça, denominada gnomon, que possibilita a projeção da sombra.


Relógio de Sol
Porém, o relógio do sol apresentava um problema: não funcionava à noite nem com o tempo nublado, já que não haveria luz para a diferenciação das horas.
Para solucionar esse problema, foi criada a clepsidra, que é um relógio movido a água, e a ampulheta, relógio à base de areia.



Clepsidra
Diz-se que a clepsidra mais antiga foi encontrada em Kamak, no Egito, durante o reinado de Amenhotep III. Também foram encontrados exemplares na Grécia antiga, em 500 a.C.
A clepsidra possui dois recipientes posicionados de modo que o superior despeje o seu líquido no inferior através de uma abertura parcial.



Ampulheta
Já a ampulheta é constituída por dois recipientes cônicos e/ou cilíndricos, as ambulas, ligadas por um pequeno orifício. Essas são transparentes e nos permitem visualizar a transferência da areia de um lado para o outro da ampulheta.
Ambos possuem o mesmo princípio: a constância do tempo ao escoar uma substância de um local para outro através de um orifício.


Fonte: http://www.vecchiojoalheiros.com.br


Retirado da página 169:



Sem comentários: