Sveva Casati Modignani * O Diabo e a Gemada

Data Início: 07-10-2013
Data Fim: 07-10-2013

AutorSveva Casati Modignani
Título: O Diabo e a Gemada
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720045782
N. Páginas: 168

Sinopse:
Em 1943, Milão está sob as bombas dos Aliados, e nas proximidades da via Padova, uma criança extraordinariamente curiosa, inicia a sua aprendizagem de vida. Chama-se Sveva e tem 5 anos. É este o contexto de "O Diabo e a Gemada", um relato autobiográfico em que a autora percorre os anos da Segunda Guerra Mundial, que se desenrolam entre a casa de família em Milão e uma quinta, nos arrozais de Trezzano sul Naviglio, na Lombardia. A comida é o fio condutor que atravessa os episódios deste relato, em que se entrelaçam memórias e emoções, sabores e receitas e cujos acontecimentos estão sempre ligados à elaboração de um prato ou a uma refeição partilhada.
Com uma descrição cuidada e rigorosa de pessoas, sabores e costumes, Sveva Casati Modignani devolve-nos um mundo, não tão longínquo, mas do qual estamos a perder a memória.

Comentário:
Tenho por hábito colocar todos os livros dos autores que gosto muito na minha wishlist, mesmo sem ler a sinopse. Afinal, é raro apanhar uma decepção com eles! Neste caso, se tivesse lido a sinopse primeiro não teria esbarrado com uma autobiografia de Sveva que ocupa metade deste pequeno livro, porque a outra metade é... um livro de receitas!?

Esperava um livro mais denso e mais emotivo, como costumam ser os romances de Sveva. Nele Sveva relata parcialmente a sua história de vida: conta-nos como foi a sua sobrevivência (e da sua familia) a duas guerras, como enfrentaram a escassez de alimentos (o que fez com a que sua avó tivesse puxado da imaginação para, com poucos alimentos, criar refeições nutritivas e saborosas), e como a frieza e distanciamento da sua mãe a afectou.
É interessante mas falta-lhe conteúdo para o considerar um Livro, com L maiúsculo...

Classificação: 6/10

Sem comentários: