Isabel Stilwell * Filipa de Lencastre


Data Início: 10-01-2013
Data Fim: 21-01-2013

AutorIsabel Stilwell
Título: Filipa de Lencastre - A Raínha que Mudou Portugal
Editora: Esfera dos Livros
ISBN: 9789896260590
N. Páginas536

Sinopse:
Filipa de Portugal morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415. Com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos… Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, Filipa de Lencastre deu à luz, aos 29 anos, o primeiro dos seus oito filhos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação. Frei John, o tutor já tinha previsto o seu destino nas estrelas. Nasceu Phillipa of Lancaster, filha primogénita de John of Gaunt, mas aos 29 anos deixou para trás a sua querida Inglaterra para se casar com D. João I de Portugal. A 11 de Fevereiro de 1387 o povo invadiu as ruas da cidade do Porto para aclamar carinhosamente D. Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.

Comentário:
Adorei este livro. Nele é retratada a vida de D. Philippa de Lancaster, mais tarde conhecida como D. Filipa de Lencastre, Raínha de Portugal!
Devo desde já dizer que, com muita pena minha, tenho uma forte lacuna de conhecimento no que diz respeito a História, principalmente da época dos reis. Talvez por isso, adorei a forma como Isabel Stilwell me ensinou este pedaço da História, desde o nascimento de D. Phillipa de Lancaster em Inglaterra até à sua morte, aos 55 anos, de peste, em Portugal. Pelo caminho assistimos a alianças e conquistas, vitórias e derrotas. D. Filipa teve 8 filhos, 2 dos quais faleceram muito novos. 
Isabel Stilwell retrata-nos uma mulher forte, que poucos tinham em consideração quando nova, mas que se revelou um personagem extremamente importante naquela época, na História de Portugal.
Recomendo! Principalmente a quem quer reavivar ou reaprender um pouco da nossa História, numa linguagem fácil de ler o que torna a sua leitura num prazer!

Classificação: 9/10

1 comentário:

Dulce disse...

Este livro foi-me oferecido no Natal, e eu adorei!
Mas o que mais me marcou talvez por ser o 1º foi Catarina de Bragança, simplesmente fascinante. D. Amelia tambem é muito bom, tambem o tenho!
Sou fã do livros historicos desta autora.
Bjs
Dulce Barbosa