Pseudónimo (do grego antigo "pseudo-"+"nome", ou seja, "nome falso"), é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queiram ou não possam assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudónimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança parcial do nome, frequentemente porque a pessoa em questão considera o seu nome "díficil" ou pouco artístico. Em termos jurídicos, o pseudônimo é tutelado pela lei quando adquire a mesma importância do nome oficial.
Eugénio de Andrade (José Fontinhas)
George Orwell (Eric Arthur Blair)
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens)
Miguel Torga (Adolfo Correia Rocha)
Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto)
George Orwell (Eric Arthur Blair)
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens)
Miguel Torga (Adolfo Correia Rocha)
Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto)
Heterónimo é um autor ficcional, dotado de uma autonomia que inclui uma identidade, um percurso biográfico, relações interpessoais, um estilo próprio. Distingue-se do pseudónimo, que implica apenas a assinatura de uma obra com um nome criado pelo autor. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo".
Ou seja, nestes casos, o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.
O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterônimos Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, entre muitos outros.
Outro caso famoso é o do autor Stephen King, que criou o heterónimo Richard Bachman. Este possuía uma personalidade mais pessimista, e seus trabalhos apresentavam cenas de violência mais detalhadas.
Semi-heterónimo é quando o heterónimo tem as suas características semelhantes ao seu criador, como é exemplo Bernardo Soares, ele é o semi-heterónimo de Fernando Pessoa por ter as suas características semelhantes a ele, sendo enigmático e misterioso e mantendo os traços na sua forma de escrever.
Sem comentários:
Enviar um comentário