Cultura Geral... Pseudónimos, Heterónimos e Semi-heterónimos

A distinção entre Pseudónimo e Heterónimo pode, por vezes, causar alguma confusão. Por isso a rúbrica de cultura geral desta vez será dedicada ao tema.

Pseudónimo (do grego antigo "pseudo-"+"nome", ou seja, "nome falso"), é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal. Normalmente é um nome inventado por um escritor, um poeta, um jornalista ou artistas que não queiram ou não possam assinar suas próprias obras. Nem sempre o pseudónimo é uma mudança total do nome, às vezes pode consistir na mudança parcial do nome, frequentemente porque a pessoa em questão considera o seu nome "díficil" ou pouco artístico. Em termos jurídicos, o pseudônimo é tutelado pela lei quando adquire a mesma importância do nome oficial.


Alguns exemplos de Pseudónimos:
Eugénio de Andrade (José Fontinhas)
George Orwell (Eric Arthur Blair)
Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens)
Miguel Torga (Adolfo Correia Rocha)
Pablo Neruda (Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto)

Heterónimo é um autor ficcional, dotado de uma autonomia que inclui uma identidade, um percurso biográfico, relações interpessoais, um estilo próprio. Distingue-se do pseudónimo, que implica apenas a assinatura de uma obra com um nome criado pelo autor. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo".
Ou seja, nestes casos, o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.

O maior e mais famoso exemplo da produção de heterónimos é do poeta português Fernando Pessoa. Ele criou os heterônimos Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro, entre muitos outros.  



Outro caso famoso é o do autor Stephen King, que criou o heterónimo Richard Bachman. Este possuía uma personalidade mais pessimista, e seus trabalhos apresentavam cenas de violência mais detalhadas.

Semi-heterónimo é quando o heterónimo tem as suas características semelhantes ao seu criador, como é exemplo Bernardo Soares, ele é o semi-heterónimo de Fernando Pessoa por ter as suas características semelhantes a ele, sendo enigmático e misterioso e mantendo os traços na sua forma de escrever.

Sem comentários: