Conversas sobre Livros... com Ana Nunes

A "Conversa sobre Livros" de hoje é com a Ana Nunes!


Nunca é demais relembrar que esta rubrica pretende-se pública. Como tal, se gostarias de ver a tua "Conversa Sobre Livros" publicada, contacta-me! A diversidade de opiniões é que é enriquecedora!


1 –Qual o Livro que estás a ler actualmente?

“O Último Comboio de Hiroxima” que fala sobre sobreviventes de Hiroxima.

2 – Qual é o Livro da tua vida?

Não tenho o Livro da minha vida, tenho vários que ficaram na minha mente como: "Formação de uma mente submissa" de Vicente Romano porque nos faz pensar pela nossa cabeça da forma como esta sociedade nos trata como marionetas; "Ensaio sobre a Cegueira" porque me fez reflectir sobre os verdadeiros sentimentos que unem as pessoas.



3 –  Quantos livros lês por ano/mês/semana?

Agora tenho lido menos porque tenho andado um pouco “inflamada” com alguns livros que li, causam-me alguma revolta e vontade de fazer algo para melhorar o mundo (uma utopia), mas geralmente leio uma média de 1,5 livro por mês.


4 – Lês um Livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?

Sempre um livro de cada vez.


5 – Usas marcador de Livro ou dobras a página?

Uso sempre marcador, não gosto de dobrar as páginas.


6 - Em média, quantas horas lês, por dia?

Em média leio 2 horas por dia.


7 – E-book, Livro de bolso ou Livro tamanho normal?

Definitivamente livro tamanho normal, adoro folhear um livro.


8 – Qual o teu género literário de eleição?

Temas da actualidade, Biografias e Romances.


9 - Um Livro com muitas páginas intimida-te?

Não, mais depressa leio um livro com muitas páginas do que um com poucas. Afeiçoo-me aos livros e tenho sempre pena quando acabo de ler um, é como despedir-me de um amigo.


10 – O que te leva a escolher um livro?

Principalmente o tema, tento sempre ler várias perspectivas de um mesmo tema.


11 – Preferes comprar, trocar ou emprestar livros?

Sem dúvida comprar. Gosto de ter os livros que leio na minha estante.


12 – Preferes Livros clássicos ou contemporâneos?

Os dois, se bem que ultimamente me tenho debruçado mais nos contemporâneos.


13 – Qual o Livro que já tentaste ler mais do que uma vez, mas nunca acabaste?

“Os homens são como o chocolate”.
Tenho outro livro que deixei na página 84 “A Globalização da Pobreza e a nova Ordem Mundial” de Michel Chossudovsky, não por me ter desinteressado, aliás é um livro que tenciono voltar a “pegar”, mas porque o livro me “inflamou” e provocou em mim um estado de revolta com uma série de situações injustas (demasiadas) que se passam neste mundo. Para poder manter a minha sanidade mental tive que suspender a sua leitura, mas é uma leitura que aconselho a todos.

14 – Qual o Livro de que toda a gente fala, mas que não gostaste?

Todos sobre Harry Potter por não ser um tema que me desperte interesse.

15 – Os teus Livros estão organizados numa estante ou espalhados pela casa?
Organizados numa estante e também às vezes alguns espalhados pela casa.

16 – Quando gostas de um autor, procuras ler todos os seus livros?
Depende. Ás vezes o mesmo estilo “cansa-me” mas quando gosto muito de um autor geralmente tenho vontade de ler todos os seus livros.

17 – Qual o teu local preferido para ler?
Transportes públicos.

18 – Tinhas o hábito de ler em criança?
Não, aliás não gostava muito de ler em criança.

19 –  Gostas de ir às Feiras dos Livros?
Gosto muito. Geralmente encontro livros que não se encontram nas livrarias.

20 – Qual é, para ti, a melhor adaptação cinematográfica?
Não tenho por hábito ver filmes de livros que já li, porque geralmente o filme, pela sua duração, é sempre mais "pobre" que o livro. No entanto gostei bastante da adaptação para série do livro "Equador" que por ter sido adaptado para série talvez não tenha perdido tanto como se fosse um filme. Acho que é sempre difícil adaptar um livro de 300 ou 400 páginas para um filme de 120 minutos.

21 – Qual foi a tua maior desilusão literária?
Felizmente acho que não tive ainda a minha desilusão literária.

22 – Tens por hábito oferecer Livros?
Sim, a quem gosta.

23 – Qual foi o último Livro que compraste?
“O Sol cai no Tibete” de Xinrain e adorei!
 
Muito obrigada pela tua disponibilidade Ana! E Boas Leituras!!!

Sem comentários: