Opinião... Elizabeth Adler * Regresso a Itália

Data Início: 22-08-2012
Data Fim: 28-08-2012

Autor: Elizabeth Adler
Título: Regresso a Itália
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789898228765

Sinopse:

Uma história de segredos, de recordações e de amores inesperados… O marido de Lamour Harrington morreu há dois anos. Desde então, Lamour deixou-se absorver pelo seu trabalho de arquiteta paisagista, mas nem sequer a criação de belas «salas» exteriores consegue devolver-lhe a paz interior. Quando é confrontada com uma horrível verdade sobre o marido que adorava, Lamour percebe que precisa de um lugar onde se reconciliar com a vida. Regressa à casa na costa amalfitana onde viveu com o pai durante os anos mais felizes da sua infância. Mas a casa das suas recordações contém os seus próprios segredos e obriga-a a enfrentar novas verdades sobre outro homem que amou em pequena. A morte do pai foi mesmo acidental? Ou esconderia alguma coisa que precipitou o seu desaparecimento precoce? Dividida entre dois homens misteriosos e irresistíveis, Lamour descobre que o passado tem formas de reaparecer quando menos se espera. E alguém quer assegurar-se que Lamour não revela os segredos daquele refúgio idílico e de sonho. Quando o passado e o presente colidem num clímax demolidor e cheio de suspense, Lamour deve encarar o que mais teme, para encontrar a coragem de viver a vida na sua plenitude. Regresso a Itália é um romance fascinante, que nos excita os sentidos e se lê de um fôlego.

Comentário

Elizabeth Adler descreve como ninguém locais idílicos, paisagens Italianas que nos fazem desejar estar lá, viver aquele momento!
Este último romance passa-se em Amalfi, uma vila junto à costa, onde Lamour viveu com o seu pai quando era ainda criança, o local que tão boas recordações lhe trás. Lamour viveu sem mãe e perdeu o pai muito nova, quando este morreu num barco durante uma tempestade.
Apesar de tudo, conseguiu seguir a sua vida, realizar-se profissionalmente enquanto arquitecta paisagistica e casar com o homem que amava - Alex. Tudo muda no dia em Alex morre e a vida dela se desmorona... Por muito que tente, Lamour não consegue ultrapassar a perda e, dois anos depois, a sua melhor amiga Jammy conta-lhe a verdade. Alex não era o marido perfeito que ele julgava ser e iria pôr fim ao casamento em breve.
Destroçada perante a nova realidade, Lamour decide voltar ao local onde foi tão feliz na sua infância, mas depara-se com uma barreira inesperada, chamada Lorenzo Pirata e os seus filhos, que a todo o custo não querem que descubra a verdade sobre a morte do seu pai e tudo fazem para que não se sinta bem vinda. 

Gostei deste romance, principalmente pela descrição dos lugares e pelo desfecho e razão por detrás da morte de Jon-Boy, pai de Lamour. Gostei igualmente da personagem Aurora, pela sua complexidade. É uma óptima leitura para esta altura do ano, ligeira e fresca. A escrita de Elizabeth Adler é muito rica em descrições de paisagens, o que nos faz transportar para lugares mágicos. 


Classificação: 8,5/10

3 comentários:

Ines Santos disse...

Adoro esta escritora! Tenho "O Romance na Toscana" para ler dela :D

Maria João disse...

Boa noite Inês,

eu já li "Verão na Riviera" e ainda gostei mais que deste livro.

Em lista de espera está o "Encontro na Provença".

Boas leituras!

Carol disse...

Tenho este livro na minha estante. Espero tb gostar.
bjs