Opinião... Penelope Fitzgerald * A Livraria


Data Início: 05-06-2012
Data Fim: 08-06-2012

Autor: Penelope Fitzgerald
Título: A Livraria 
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789898452603

Sinopse:
Inglaterra, 1959.
Florence Green vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se caracteriza precisamente por aquilo que não tem. Florence decide então, contra tudo e todos, abrir a primeira e única livraria da terra.
Florence compra um edifício abandonada há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá de enfrentar as pessoas da vila que, de um modo cortês, mas inabalável, lhe demonstram a sua insatisfação com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma menina de dez anos, não deseja sabotar o seu negócio.
Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição de Lolita de Nabokov, a vila sofre um «terramoto» subtil, mas devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria.
A Livraria é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das vicissitudes da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.

Comentário
Não gostei deste livro.
Comprei-o por impulso, quando li a sinopse e achei muito interessante!
Que desilusão. Não gostei da escrita, achei que existem inúmeros momentos que parecem caídos do céu e que não acrescentam nada à história. E não gostei do fim.
Tudo se passa numa pequena aldeia, onde Florence decide abrir uma livraria, contra a vontade da maior parte da população, pouco habituada a novidades. Para a confrontar, Violet Gamart, uma das personalidades da terra, decide que a casa escolhida por Florence é o local ideal para criar o novo centro de artes. O confronto é inevitável mas Florence insiste e abre mesmo a livraria. Após um início pouco promissor, consegue algum sucesso, principalmente com a venda do livro de Nabocov, Lolita, mas depressa perde o seu esplendor...
Julgo que a história tinha muito potencial, à semelhança de livros como Chocolate de Joanee Harris, mas talvez seja demasiado erudito para mim...

Classificação: 4/10

3 comentários:

Denise disse...

Olá :) Parabéns pelo blogue! Já li algumas críticas pouco felizes a este livro e tal como a maioria, até considerei a sinopse interessante...
Terei de ler para estar realmente certa! :)
Beijinhos *

Dulce disse...

Olá Mª João,
Comprei o este livro pelo preço e pela sinopse que tambem achei interessante. Mas não gostei nada. Detestei, achei uma autentica perda de tempo.
Bjs
Dulce

Maria João disse...

Olá Dulce,

é verdade. Tinha expectativas elevadas em relação a esta história, mas também sofri uma enorme desilusão ao lê-lo... Nem sempre acertamos, não é? ;-)

Boas leituras
Maria João