Opinião... Luísa Castel-Branco * Em Nome do Filho


Data Início: 27-03-2012
Data Fim: 29-03-2012

Autor: Luísa Castel-Branco
Título: Em Nome do Filho
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789898452818

Sinopse:
Uma história intensa e apaixonada da autora de " Alma e os mistérios da vida" e de "Não digas a ninguém". Uma história que nos revela o percurso de Ema, filha mais nova de uma família burguesa, dotada de capacidades invulgares, e de Felismina, educada por um mãe cruel num ambiente hostil. Os destinos destas duas personagens cruzam-se inesperadamente quando a filha de Ema é raptada. O mistério do seu desaparecimento desencadeia de forma surpreendente revelações que fazem com que as vidas destas mulheres se toquem. 
Numa atmosfera densa, o mundo encantatório, idílico e estranho de Ema convive com as trevas de Felismina que, depois da descida aos infernos do ambiente familiar, tenta por todos os meios atingir o céu. Mas nem todos os meios são lícitos para atingir os fins. Felismina não sabe disso e Ema precisa mesmo de acreditar nos “desígnios de Deus”. Depois de Alma e os Mistérios da Vida e Não Digas a Ninguém, o novo romance de Luísa Castel-Branco conquista-nos pela sua singularidade e densidade dramática.

Comentário
Tinha bastante curiosidade em ler este livro, e não me desiludiu! É intenso, é dramático, dá que pensar. Julgo que o facto de ser mãe torna-o ainda mais intenso e confesso que fiquei com a lágrima no olho várias vezes...
A história divide-se entre duas personagens femininas, com muita coisa em comum, mas com uma diferença essencial: a familia. Enquanto Ema é a filha mais nova de uma familia numerosa, que apesar de ter passado privações, sempre foi unida, Felismina é filha única de uma mãe que sempre a tratou mal e de um pai que se subjugou à tirania da mãe.
Ema segue o seu curso de vida normal, casa-se por amor e o único entrave à felicidade é não conseguirem ter filhos... Mas o milagre acontece e Ema tem um menino lindo e saudável, o Henrique e anos mais tarde uma menina, a Sara. Ema está no paraíso com os seus meninos até ao dia em que Sara é raptada e o seu maior pesadelo tem início, abalando-a a ela, ao seu marido e a toda a restante familia.
Quanto a Felismina consegue emprego e consegue,graças ao seu esforço e dedicação alcançar cargos importantes, que transformam a menina mal tratada e andrajosa numa senhora de classe. O pior é que se apaixona pelo marido da melhor amiga (das poucas pessoas que a ajudou a atingir o seu nível actual) e aí começam os problemas! Tudo descarrilha até ao impensável...
E o impensável acontece... 
É uma história envolvente, que se lê sem querer parar. Recomendo, definitivamente!

Classificação: 9/10

Sem comentários: