Opinião... Pedro Miguel Ribeiro * A Última Ilusão

Este livro deixou-me curiosa desde o primeiro momento em que ouvi falar dele. Primeiro, trata-se de um novo autor português (ponto a favor)! Depois tem como personagem principal um mágico (inesperado e diferente). Por fim, o mote parte de um truque de magia que extravasa o mágico. Como não ficar interessada?

Assim que o comecei a ler, fiquei de imediato agarrada à narrativa e à escrita peculiar, mas tão boa! O tom deste livro é tão delicioso de se ler!

Zephiro é o nosso mágico. Ele irá apresentar o seu último espectáculo e quer um final de carreira em grande. Como tal muito planeou e treinou, para que fosse lembrado como um mágico incrível.

O dia chegou, o público selecto (o preço dos bilhetes assim o ditava) aguardava com ansiedade este espectáculo, que impunha como regra não entrarem telemóveis dentro do teatro. 

Os três primeiros números foram um sucesso e tudo corria bem na quarta apresentação que iria fazer desaparecer uma pessoa do público para logo de seguida estar junto a Zephiro no palco, o que aconteceu conforme planeado levando a uma excitação adicional por parte do público. O que já não estava planeado foram os desaparecimentos seguintes que desencadearam uma avalanche de reações que Zephiro não sabe como controlar...

Intercalado com estes acontecimentos, teremos capítulos que no passado de várias personagens (ao longo da narrativa, as peças vão-se unindo, criando a explicação necessária). A partir daqui é desfrutar de uma construção muito bem conseguida, com uma explicação inesperada, mas plausível que acaba por levantar até uma questão bastante presente na nossa sociedade, sem que demos conta de imediato.

Adorei esta leitura, desde a escrita, incrível, principalmente para uma primeira obra, até ao desenrolar da acção, passando pelo humor e pelo sentido crítico do autor.

Sem dúvida um autor a acompanhar de futuro!

Opinião mais detalhada em vídeo:



Sem comentários: