Opinião... Pedro Rodrigues * A Mar

 


A primeira coisa que me fez pegar neste livro foi, sem dúvida, a capa. Está incrível e, depois de ler o livro, percebo o quanto se adequa! Depois de o folhear percebi de imediato que não se tratava de uma narrativa contínua e o autor esclarece logo no início do livro que se trata de um conjunto de textos que foi escrevendo ao longo dos anos, alguns publicados digitalmente, outros guardados na gaveta, que decidiu publicar em formato de livro. Incluí ainda umas páginas muito originais, com pequenos pensamentos acompanhados de desenhos.

O livro está dividido em quatro partes, cada uma correspondendo a uma estação do ano e achei a ideia muito criativa, já que os textos estão datados e é possível organizá-los desta forma. E é desta forma que se entende o quanto a época do ano se reflete na nossa disposição, sendo os textos do Verão mais positivos que os do Inverno. É muito interessante esta análise.

Achei igualmente interessante perceber o crescimento do autor no que toca ao amor. A maturidade tudo traz, se os textos mais antigos revelam uma energia e dramatismo próprios de uma determinada idade, os textos mais recentes já são mais serenos e encaram o amor de forma diferente. A dor que acompanha o fim de um relacionamento é aqui abordada de uma forma honesta que me agradou bastante.

Apreciei particularmente os textos destinados aos avós e à mãe. Nada como falar de quem mais amamos para transmitir emoções! São lindos!

Obviamente houve outros textos que não me disseram tanto e, em alguns casos, temi que ultrapassassem a linha ténue das frases feitas. Acredito que nunca a ultrapassou, no entanto.

Sugiro que leiam este livro aos poucos, deixando-o num local onde se sintam confortáveis e o vão desfrutando, abrindo numa página aleatória até. Eu li o livro de seguida, sem outros a intercalar e acredito que terei perdido parte da sua magia por isso (é um dos meus defeitos… não saber esperar…).

Terminada a leitura, fiquei com a sensação de que li um diário de Pedro Rodrigues, que me contou alguns dos seus segredos e esse voto de confiança da parte dele, conquistou o meu coração de leitora!

Sem comentários: