Prémio Nobel da Literatura 2016

Já foi divulgado o nome do Prémio Nobel da Literatura para 2016: Bob Dylan!


Confesso a minha ignorância no que toca à sua bibliografia, por isso fiz uma pesquisa, da qual resultou o seguinte:

Nascido em 1941, o seu verdadeiro nome é Robert Allen Zimmerman e escreveu, em 1966, o livro Tarântula (o seu único livro de ficção), que viria a ser publicado apenas em 1971.
Em Portugal, o livro foi editado pela Quasi:


Escreveu ainda uma autobiografia, com o título de Cronicas, editado em Portugal pela Verbo:


A justificação da academia para escolha foi: "por ter criado novas expressões
poéticas através da grande tradição musical norte-americana".

Sou só eu que acho esta atribuição do Nobel da Literatura, no mínimo, estranha ?...

3 comentários:

edite disse...

Eu fiquei surpresa. Acho que demonstra que podem fazer o que quiserem com o prémio. Pena é que isso retire a credibilidade a algo que deveria ser o ponto máximo da carreira de um escritor. Enfim, seja qual for a intenção, no mínimo, conseguiram o efeito surpresa desejado.

Dulce disse...

Que fique claro eu não tenho nada Contra/favor o Bob Dylan, mas prémio Nobel da Literatura?!
Eu, na minha modesta opinião, julgo que é gozar com os escritores, e até mesmo connosco leitores, não?
Bjs

Maria João disse...

Olá edite e Dulce,

eu também não coloco em causa a qualidade de Bob Dylan, até porque não tenho conhecimento sobre a sua carreira para o fazer.
Já muito se escreveu e discutiu sobre o tema, já li argumentos contra e a favor. E continuo a achar o mesmo, o Senhor pode até ter escrito belas letras de música, mas com tantos escritores de qualidade, que dedicaram uma vida inteira aos livros, não me parece lógica nem justa esta atribuição.