Lançamentos e Apresentações... Valter Hugo Mãe * Homens Imprudentemente Poéticos

Hoje, Lisboa foi rica em eventos literários. 

Tendo que escolher um, optei por ir ao lançamento do novo livro de Valter Hugo Mãe, "Homens Imprudentemente Poéticos" inserido nas comemorações dos seus 20 anos de carreira. O evento ocorreu no belíssimo Teatro São Luiz.

Iniciou-se com uma conversa entre o escritor e a jornalista Teresa Sampaio, que conduziu a conversa, nesta primeira parte para a vida e carreira do autor. Valter Hugo Mãe partilhou, com as muitas pessoas que estavam a assistir, a retrospectiva dos seus 20 anos de carreira, a forma como sente que este é o início de mais qualquer coisa. Confidenciou-nos como o livro "Filho de Mil Homens" foi uma resposta pessoal para a sua insatisfação com os seus 40 anos. Falou sobre literatura no geral, sobre a busca de um escritor para que a sua obra esteja completa.


De seguida houve uma pausa na conversa, para um momento musical, a cargo de Ana Bacalhau e Márcia. Um momento muito bonito!


Segui-se a leitura de um trecho do livro, por Pedro Lamares, que tornou a escrita de Valter Hugo Mãe, já de si tão bela, ainda mais bela!


Finda a leitura, tivemos oportunidade de visualizar o trailer do documentário "O Sentido da Vida" do realizador Miguel Gonçalves Mendes, do qual Valter Hugo Mãe faz parte. A sua viagem ao Japão, que dá o mote ao livro, é aqui documentada e, para mim que já li o livro, foi um reviver de emoções. Gostei muito!

A conversa com Teresa Sampaio foi retomada, desta vez focada no novo livro de Valter. Falou da sua experiência na viagem ao Japão, a visita à floresta Aokigahara, no Monte Fuji, conhecida como floresta dos suicidas. A forma como esta visita o marcou e incomodou. Falou sobre a visita a um velho homem que ainda faz leques tradicionais japoneses manualmente e da sua odisseia com a tradutora que nada traduziu, deslumbrada com o dito senhor. Falou do título do livro, que seria outro caso Paul Auster não tivesse já tido a mesma ideia - "A Arte da Fome".


Muito mais foi dito, mas este foi um resumo do que hoje se passou neste lançamento. 

Em seguida fomos para o Jardim de Inverno do Teatro onde iria decorrer a sessão de autógrafos. Uma fila imensa de pessoas com vontade de conhecer pessoalmente o autor, dar dois dedos de conversa e recolher o seu autografo. Eu não fui excepção, e após uma longa espera, consegui o meu propósito. Um autor extremamente simpático, disponível (qb mediante a enorme fila... é compreensível).


E assim terminou mais uma experiência literária que vai enchendo as minhas memórias de momentos ricos e felizes.

Sem comentários: