FOLIO 2016 - Óbidos * Apresentação "A Vida no Campo" de Joel Neto

Hoje rumámos a Óbidos, eu e duas amigas livrólicas, para visitar o FOLIO 2016, um Festival Literário anual que acontece nesta bela terra que foi considerada uma Vila Literária.

Sabendo que havia um comboio literário criado em exclusivo para este festival, não quisemos deixar de viver essa experiência. Para conciliar as horas de chegada com os eventos agendados decidimos ir de autocarro e regressar de comboio.


Assim que chegámos, fomos à feira de Alfarrabistas, que se revelou bastante fraquinha, com pouca oferta quer de bancas quer de livros em venda. 
Muito melhor foi uma tenda já dentro da Cerca do castelo, com muitos livros à venda com preços bastante convidativos.







O ponto alto foi, sem sombra de dúvida, a apresentação do livro "A Vida no Campo" de Joel Neto. Apenas por isso já teria valido a pena a viagem! O autor é extremamente simpático e próximo dos seus leitores. Fala com paixão do que o apaixona, a sua terra Natal, a sua vida, os seus livros. Senti-me uma privilegiada por estar ali, naquela igreja convertida em livraria, a assistir a esta apresentação.




No final tive oportunidade de dar dois dedos de conversa com o autor (uma conversa muito rica) e trazer os seus livros autografados. 

Tive ainda a oportunidade de conhecer pessoalmente a Cláudia, do blog e canal "A Mulher que Ama Livros", a Roberta do canal "Flames" e a Dora do canal "Dora Santos Marques". Revi também a Márcia do blog "Planeta da Márcia". Foi muito bom! 

A seguir a um almoço rápido, foi tempo de visitar uma enorme loja alfarrabista da vila de Óbidos, chamada Livraria do Mercado, com livros e mais livros a perder de vista.




E, porque tudo o que é bom passa depressa, chegou a hora de regressar, no já referido comboio literário. Uma decepção... Decidiram chamar-lhe comboio literário porque tinha publicidade ao FOLIO, já que no seu interior não aconteceu... nada...





Se esperávamos mais do FOLIO? Sem dúvida! 
Se foi, ainda assim, uma experiência literária que nos enriqueceu? Claro que sim!

2 comentários:

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

Não tirámos foto.. não me parece bem! :P

Maria João disse...

Pois não :-(. Bom... Temos ainda mais um motivo para nós voltarmos a encontrar!