Divulgação... Sérgio Luís de Carvalho * Aventuras e Aventureiros da Expansao Portuguesa

AVENTURAS E AVENTUREIROS DA EXPANSÃO PORTUGUESA
Sérgio Luís de Carvalho


O período mais fulgurante da História de Portugal em 30 episódios desconhecidos, inesperados e, muitas vezes, caricatos.

Através de factos desconhecidos, personagens míticas e aventuras  absolutamente fascinantes, a época da Expansão Marítima ganha novos contornos e um ainda mais surpreendente fulgor.
O mapa roubado: Em 1502 um espião italiano roubou um mapa com as mais recentes coordenadas marítimas descobertas pelos portugueses; só que esse mapa, que foi parar a Itália, seria, afinal, forjado, e o próprio Cantino (o espião) poderia ser um agente duplo ao serviço da Coroa portuguesa.
Este livro conta-nos 30 histórias de aventuras, personificadas por reis e rainhas, descobridores/navegadores, espiões, exploradores, mas também gente do povo, anónimos e até animais.
Todas exploram um lado menos divulgado e mais surpreendente dos acontecimentos e das personagens.
O livro está dividido em três grandes categorias: aventuras bélicas; embaixadas, diplomatas e relações com outros países; viajantes e crónicas de viagem.
No seu típico registo, irónico e divertido, mas incontornavelmente rigoroso, Sérgio Luís de Carvalho conduz-nos com mestria pelo período mais grandioso da História de Portugal.

O autor fala-nos do médico português que inspirou o lendário Doutor Fausto e do gigante, também português, que salvou a vida a George Washington.
Descreve a mítica demanda pelo faustoso reino de Preste João.
Debruça-se sobre o Santo Graal dos navios naufragados e sobre a máquina voadora que Bartolomeu de Gusmão incendiou várias vezes antes de conseguir fazer pairar sem pegar fogo a nada.
Apresenta o rinoceronte que está replicado nas gárgulas da Torre de Belém, o elefante albino que morreu acompanhado pelo papa; as galinhas que os nativos do Brasil detestaram e vários episódios inauditos da nossa História.

Sobre o autor
Sérgio Luís de Carvalho nasceu em Lisboa em 1959.
Licenciado em História e com um mestrado em História Medieval, tem até ao momento mais de 30 livros publicados em várias áreas: estudos históricos, livros infanto-juvenis e romances.
Na Editorial Planeta publicou, até à data, o romance O Destino do Capitão Blanc (2009), os livros para os mais novos O Caminho dos Reis de Portugal (2011), O Caminho dos Presidentes da República (2011) e A Minha Primeira História de Portugal (2012) e os livros de pesquisa e divulgação cultural e histórica Nas Bocas do Mundo – Uma viagem pelas histórias das expressões portuguesas (2010), O Rei Embevedado de Amor, a Rainha Pé de Cabra, as Amantes Feiticeiras do Rei Que Casou com a Cunhada e outras 208 histórias bizarras, trágicas e curiosas dos nossos reis e rainhas, Dicionário de Insultos, Enganos e Equívocos e Falsificações da História de Portugal e Traidores e Traições na História de Portugal.

Visite o site do autor em: www.sergioluisdecarvalho.com

Informação técnica: 224 páginas / PVP: 16,65€
Nas livrarias a partir de 1 de Junho

Sem comentários: