Opinião... L. C. Lavado * Inverno de Sombras

Data Início: 14-12-2015
Data Fim: 26-12-2015

AutorL. C. Lavado
Título: Inverno de Sombras
Editora: Marcador
ISBN: 9789898470867
N. Páginas: 590

Sinopse:
Toda a verdade esconde um segredo

Em 1833, em Lisboa, cinco monges reúnem-se para decidir o destino a dar a uma caixa secreta e à sua chave. Muitos anos depois, uma família ainda as guarda, escondidas do mundo através das gerações. Mas há alguém que entende que é a chegada a hora desse poder lhe pertencer e está decidido a encontra-las e a fazê-las mudar de mãos.

Os protagonistas desta história são seres mágicos, feiticeiros poderosos sedentos de sangue. Feitiçaria, magia, segredos e uma história de amor inesquecível percorrem alguns dos lugares mais conhecidos de Lisboa e a zona mais sinistra de Paris, numa guerra colossal de feiticeiros dominados por uma obsessão que culmina numa das maiores batalhas que jamais vista.
Numa autêntica caça ao tesouro, as peças vão-se movendo como num jogo de xadrez, com momentos em que o tempo fica parado e é preciso suster a respiração até que possamos perceber o que escondem as motivações de Danton, o protagonista desta história, filho de dois poderosos feiticeiros, e dos estranhos seres mágicos que o acompanham.

O passado colide com o presente e tudo acontece… mas não como todos esperam.

Comentário:
É, para mim, bastante difícil escrever a minha opinião sobre este livro, porque, finda a leitura, fiquei sem saber ao certo se gostei ou não... Reflectindo um pouco sobre o assunto, chego à conclusão que se trata de uma questão de expectativas. Quando li a sinopse e vi que se tratava de uma fantasia urbana, imaginei um livro na onda do outro livro da autora que li e gostei muito, "Encontro em Itália", não esperava uma fantasia tão... fantástica! 

Àparte este pormenor (que não é um pormenor, mas a base de todo o livro...), a escrita de Liliana está presente e gosto muito da forma como o faz. 

Isadora é uma jovem de boas famílias, que vive com a sua melhor amiga Andrea. É uma jovem sossegada e triste, porque perdeu de uma só vez, o pai, a mãe e o irmão num acidente. Tudo o que lhe resta é o seu tio Garrett, um tio que ela adora, embora seja um homem solitário.

Em 1833, cinco monges eram detentores de um enorme segredo. Entre eles escondiam a "Caixa" e a "Alaúde", a chave que abria essa caixa. Quando a ordem de monges à qual pertenciam foi desintegrada, tiveram que tomar uma decisão e entregaram a "caixa" e a "Alaúde" ao monge Santa-Barbara, ficando uma única pessoa na posse de todo o poder que a mesma conferia. E durante anos, o segredo foi passando de geração em geração, até ao presente.

O que Isadora Santa-Barbara não imagina, é que o seu apelido de família carrega este segredo tão antigo e importante, e que o mesmo irá colocar a sua vida em perigo.

Isto porque Danton, um ser não humano que tem como único objectivo conseguir a "caixa" e a Alaúde, tudo irá fazer para o conseguir concretizar, não olhando a meios e muito menos a seres humanos. Mas o destino é caprichoso e nada será como ele imaginou. Danton vive em permanente fuga de duas forças, que são seus pais, Amauri e Goulart e sente que apenas a posse da caixa o irá libertar.
Para Isadora este será o ponto de partida para várias descobertas que ela nunca imaginou ser possíveis e que irão levá-la para lá dos seus limites.

Gostei particularmente do romance inserido na história e na ideia de redenção que lhe está inerente.
O livro não é maçudo (embora eu não tenha adorado as descrições das inúmeras lutas entre forças na parte final do livro) e tem uma premissa interessante. Mas ainda não sei se gostei...

Classificação7,5/10

Sem comentários: