Opinião... Pierre Lemaitre * Irène

Data Início: 25-11-2015
Data Fim: 30-11-2015

AutorPierre Lemaitre
Título: Irène
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897242595
N. Páginas: 352

Sinopse:
Prémio Goncourt Romance Policial Europeu do Ano

"Irène" é um dos mais originais e poderosos thrillers dos últimos anos. Uma homenagem à literatura policial que só poderia ser escrita por um apaixonado pelo género e por um grande escritor como Pierre Lemaitre. O autor recorre a cinco cenas clássicas de crimes - de Bret Easton Ellis a James Ellroy -para criar uma obra psicologicamente densa, surpreendente e arrebatadora.

«Um romance viciante, arrepiante, inteligente e genial.»
El Periódico

«Um romance de cinco estrelas, destinado a figurar entre os clássicos do género.»
ElCultural

Comentário:
Pierre Lemaitre oferece-nos um romance policial simplesmente genial. Se até à parte final do livro estava a ser uma história boa, a reviravolta final tornou-a fantástica!

É um livro pesado, violento, mas que faz todo o sentido. E, no fundo, a sua violência não é mais que uma "cópia" de outras cenas violentas de outros livros... Pois é, este assassino recria cenas de policiais famosos até ao mais ínfimo detalhe. E as obras por si escolhidas são extremamente macabras e violentas.

O comandante Camille é o agente policial destacado para resolver um crime onde duas jovens prostitutas são encontradas mortas e retalhadas num local desabitado. Camille tem apenas 1,45 metros, o que lhe tem valido, ao longo da vida, vários dissabores que, no entanto, não o impediram de ser um profissional de qualidade e respeitado. Apesar da sua pequena estatura, encontrou em Irène a mulher da sua vida, que espera agora um filho seu.

Depois de muitas averiguações que redundaram em nada, Camille percebe finalmente que a cena do crime é a recriação da cena de um outro crime, descrito na literatura policial. E tudo começa a fazer sentido... Camille começa então a desenrolar o novelo e a perceber que este assassino tem muito mais em mente do que apenas uma mera fixação numa determinada obra. O seu mote é outro...

É um policial extremamente bem construído. Gostei muito da personagem de Camille e da sua Irène. O assassino é-nos revelado na segunda metade do livro, mas não no seu final, o que poderia tirar interesse à leitura. Mas tal não acontece porque o autor foi muito inteligente e deu-nos uma nova dimensão com que lidar até ao final. Não gostei particularmente do final, mas sei que é o final que faz sentido na sequência da história.

É uma grande história que, acredito, irá perdurar na história dos policiais tal como os livros que refere.

Classificação9,5/10