Opinião... Gayle Forman * Espera Por Mim

Data Início: 02-09-2015 
Data Fim: 05-09-2015

AutorGayle Forman
Título: Espera Por Mim
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722350907
N. Páginas: 216

Sinopse:
Passaram três anos desde que o amor de Adam ajudou Mia a recuperar após o trágico acidente que vitimou a sua família – e três anos desde que Mia decidiu afastá-lo da sua vida sem lhe dar explicações. Quando uma noite os seus caminhos se cruzam na cidade de Nova Iorque, ambos têm a oportunidade de se confrontar com os fantasmas do passado e de abrir o coração ao futuro. Mas conseguirão perdoar-se um ao outro antes de cada um ter de regressar à vida tal como a deixaram?
"Espera Por Mim" é a aguardada continuação de "Se Eu Ficar", bestseller do New York Times.

Comentário:
"Se Eu Ficar" elevou-me as expectativas para esta continuação, e talvez por isso, ficou muito aquém daquilo que eu esperava... 
"Espera por Mim" trás-nos de novo Mia e Adam, 3 anos depois de Mia ter escolhido sair do coma e regressar à sua vida, enfrentando a dor de ter perdido num único acidente, pais e irmão. 
E 3 anos depois, ficamos a saber que Adam e Mia estão separados, pela voz do próprio Adam, que entretanto encontrou nas letras das suas músicas a forma de libertar o seu coração (embora não seja totalmente bem sucedido) o que catapultou a sua banda, os Shooting Star, para o estrelato.
Mas Adam está incompleto, desorientado, com um enorme sentimento de culpa por ter "forçado" Mia a regressar do coma e a ter que enfrentar a dura realidade. Até que um dia, por acaso, descobre que Mia vai actuar em Nova Iorque, cidade onde se encontra e, por impulso, vai vê-la actuar. O seu reencontro irá ser catártico para os dois e irá permitir fechar um ciclo, para que cada um possa seguir em frente... 

Achei, acima de tudo, o argumento deste livro muito pobre e a despachar. Estão os dois cheios de problemas de consciência, encontram-se, fingem que está tudo bem, depois deixam de fingir porque ambos sabem que está tudo mal, despejam os seus corações e emoções e... não digo mais para não estragar a leitura a ninguém. 

Mas fiquei claramente com a sensação que teríamos aqui uma boa história, desde que a mesma tivesse tido o desenvolvimento necessário para tal. Assim ficou uma história muito insonsa, na minha opinião.
Também não achei muito interessante ter a história integralmente contada pela Adam, acharia muito mais interessante "ouvir" a voz de Mia e saber o que ela viveu e sentiu naqueles 3 anos pelas suas próprias palavras.


Classificação: 6/10

3 comentários:

Liℓiαnα☆ disse...

Tal e qual, senti e penso precisamente o mesmo. Apanhei um desgosto mesmo muito grande com a continuação, tinha tudo para ser excelente, mas parece realmente que foi a despachar. Desconfio se a história não teria ficado terminada pura e simplesmente no primeiro livro mas a convenceram a escrever o segundo...

Maria João disse...

E se tivesse terminado no primeiro teriamos ficado a imaginar o resto da vida deles. Seguramente que a nossa imaginação teria um fim mais adequado para eles!

Liℓiαnα☆ disse...

Sem dúvida. Nem que tivesse demorado mais a escrever para se aplicar melhor na história e não ser tão desconexa.