Opinião... M. J. Arlidge * Um, Dó, Li, Tá

Data Início: 17-07-2015 
Data Fim: 22-07-2015

AutorM. J. Arlidge
Título: Um, Dó, Li, Tá
Editora: TopSeller
ISBN: 9789898626783
N. Páginas: 336

Sinopse:
Dois reféns, uma bala, uma decisão terrível. Sacrificaria a sua vida pela de outra pessoa?
Uma jovem rapariga surge dos bosques após sobreviver a um rapto aterrador. Cada mórbido pormenor da sua história é verdadeiro, apesar de incrível. Dias mais tarde é descoberta outra vítima que sobreviveu a um rapto semelhante. As investigações conduzem a um padrão: há alguém a raptar pares de pessoas que depois são encarcerados e confrontados com uma escolha terrível: matar para sobreviver, ou ser morto.
À medida que mais situações vão surgindo, a detetive encarregada deste caso, Helen Grace, percebe que a chave para capturar este monstro imparável está nos sobreviventes. Mas a não ser que descubra rapidamente o assassino, mais inocentes irão morrer
Um jogo perigoso e mortal num romance de estreia arrebatador e de arrasar os nervos, que lembra filmes como "Saw - Enigma Mortal" e "A Conspiração da Aranha".

Comentário:
Um título intrigante dá o mote a este thriller. O que acontece quando duas pessoas são fechadas e privadas de tudo durante dias, tendo apenas duas coisas com elas, uma arma e a promessa de libertação para quem matar o outro? Que mente diabólica imaginou e criou este tipo de chantagem psicológica e com que intuito? Em cada par apanhado por esta teia, qual o sobrevivente? E quais as consequências para a sua vida futura?

É a resposta a estas perguntas que encontramos neste livro de acção e suspense. Muito bem escrito, descreve os cenários e as reacções das vítimas muito bem. O sofrimento delas é atrós e isso sente-se!

Helen é uma polícia detective que se vê a braços com um novo caso chocante e imprevisto. Uma jovem meio tresloucada aparece a dizer que matou o namorado, porque essa era a única forma de sair do cativeiro em que ambos se encontravam. Estava Helen a tentar ainda perceber o que era verdade e mentira neste caso e surge-lhe uma situação idêntica entre dois colegas de trabalho. A partir daqui ela percebe que está perante um assassíno em série. Só terá que descobrir o que o move e quem é.

Helen é ela própria uma pessoa sofrida, com um passado triste e complicado, que nos vai sendo revelado ao longo do livro. A sua história, bem como a de outros personagens, como por exemplo o seu colega Mark, são bem exploradas e trazem riqueza à história. 

Gostei bastante deste livro, da escrita do autor, do enredo, dos capitulos curtos e cheios de acção, do intercalar entre personagens. Estou ansiosa por ler o próximo, porque estamos perante uma série, chamada Helen Grace. 

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: