Opinião... Liz Fenwick * Mistério na Cornualha

Data Início: 30-06-2015 
Data Fim: 04-07-2015

AutorLiz Fenwick
Título: Mistério na Cornualha
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897413063
N. Páginas: 320

Sinopse:
Há um velho ditado na Cornualha: «Salva um desconhecido do mar e num inimigo ele se vai transformar...» Quando a avó fica demasiado frágil para viver sozinha, Gabriella Blythe muda-se para a pequena e remota cabana em Frenchman’s Creek onde a sua avó reside há várias décadas. Outrora uma artista consagrada, os dias de Jaunty estão a chegar ao fim, mas ela ainda é assombrada por acontecimentos do seu passado, especialmente pelo naufrágio do Lancasteria durante a guerra. 
Tudo corre bem até que um belo desconhecido chega durante uma tempestade, em busca de ajuda. Fin recebeu um legado de família: uma aguarela delicada de um barco à vela que o conduz àquela bela zona da Cornualha. Quando Fin começa a desvendar as pistas do quadro, é atraído para as vidas de Gabe e Jaunty, desvendando uma notável história de identidades trocadas e de traição… 
No seu delicioso novo livro, Liz Fenwick tece uma história de romance e intriga passada na bela costa da Cornualha.

Comentário:
A Quinta Essância publica, em 14-07-2015, o novo livro de Liz Fenwick. Será o seu terceiro livro publicado em Portugal, depois de "A Casa dos Sonhos" e "Um Amor na Cornualha". O local onde se passa a acção mantêm-se, mas são três histórias diferentes com personagens diferentes.
No entanto, têm várias coisas em comum: a riqueza das descrições dos locais onde se passa a acção, a complexidade das personagens que têm sempre passados conturbados e o rumo das histórias, sempre redentoras.

Relativamente a este "Mistério na Cornualha", confesso que não é o meu livro preferido dos três. Embora a história esteja bem construída, os personagens sejam crediveis e o dito mistério seja muito interessante, tive algumas dificuldades com este livro...
Primeiro, e acredito ser um problema realmente meu, tive muita dificuldade em associar o nome Jaunty a uma idosa e Gabrielle à sua neta, uma jovem de 30 anos. Isto fez com que muitas vezes trocasse as personagens o que me obrigou a inúmeras re-leituras no início do livro.
Depois, e muito mais importante, achei a forma como Fin chegou à cabana e foi aceite, passando a morar lá como se fosse um velho conhecido, bastante forçada... O à vontade dele dentro da cabana, a fazer comer, a passar pelas várias divisões da casa não me pareceram muito reais...

Jaunty é uma idosa de 92 anos, artista de sucesso que sempre se escondeu numa cabana na Cornualha mantendo a sua vida pessoal muito recatada.
Gabrielle é a sua neta, que decide que, uma vez que a sua vida não é um mar de rosas nem um sucesso estrondoso, passará a viver com a sua avó, já que esta não durará muito mais tempo.

Jaunty decide então que é altura de revelar todo o seu passado e colocar a descoberto várias mentiras que guardou toda a vida e que nunca ninguém desconfiou. Mas decide que a verdade apenas deverá ser revelada após a sua morte e encontra no jovem Fin o fiel depositário de toda a verdade. Fin é um estranho que perde o seu barco numa noite de tempestade e que Jaunty decide acolher e ajudar.
Gabrielle fica primeiro incomodada porque a avó alojou um desconhecido, mas depressa percebe que Fin é uma grande ajuda e... acaba por se apaixonar por ele, derrubando as barreiras que ela própria ergueu...

As histórias de Fin transportam-nos para as paisagens da Cornualha, com uma riqueza de pormenores que permitem visualizar uma terra que acredito ser linda e que apetece conhecer. 

Cenário idílico e personagens cheias de sombras e mistérios, aliados à escrita fluída e bonita de Liz Fenwick resultam num livro bom, que só não é melhor pelo que referi no início. No entanto, não deixa de ser uma boa leitura, principalmente agora com o bom tempo a puxar à leitura de livros agradáveis e mais leves.

Classificação: 7,5/10

Sem comentários: