Opinião... Yasmina Khadra * Que Esperam os Macacos

Data Início: 28-05-2015
Data Fim: 02-06-2015

AutorYasmina Khadra
Título: Que Esperam os Macacos
Editora: Bizâncio
ISBN: 9789725305591
N. Páginas: 272

Sinopse:
Uma jovem estudante é encontrada assassinada na floresta de Baïnem, perto de Argel. Uma mulher, Nora Bilal, é encarregada de conduzir a investigação, longe de pensar que a sua rectidão é um perigo mortal num país entregue aos tubarões de águas turvas.
"Que Esperam os Macacos" é uma viagem pela Argélia de hoje onde o Mal e o Bem se sentem constrangidos no meio dos malefícios naturais dos homens.

Comentário:
Yasmina Khadra trás-nos, neste seu novo livro, um retrato brutal e dramático do que é a realidade na Argélia, um país onde apenas existem os muito ricos e os muito pobres, os que mandam e os que não têm alternativas senão obedecer...

Confesso que não sabia que este país se localizava mesmo ao lado de Marrocos, tão perto do mundo ocidental (dito civilizado e moderno) mas a apresentar um tão grande contraste de costumes.

Toda a história tem início com a descoberta de um corpo de uma jovem caído numa falésia. Aquela que supostamente seria uma investigação criminal semelhante a tantas outras, coloca a descoberto um poder déspota que usa a força, a chantagem e o dinheiro para calar seja quem for. E aqueles que não aceitam calar-se por estes meios, são calados de forma definitiva...

Uma vez mais Yasmina presenteia-nos com uma escrita sublime, com uma linguagem cuidada mas incisiva. O tema, por si só, incomoda. Na escrita de Yasmina, incomoda muito mais, porque nos faz sentir a revolta de um povo amordaçado e amarrado a uma cultura primitiva sem saída.

Um bom livro para ler com calma e para digerir com mais calma ainda!

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: