Opinião... Cay Garcia * Prisioneira

Data Início: 03-06-2015
Data Fim: 04-06-2015

AutorCay Garcia
Título: Prisioneira
Editora: Quinta Essência
ISBN: 9789897412882
N. Páginas: 197

Sinopse:
Cay Garcia teve apenas algumas horas para arrumar as suas coisas, dizer adeus aos amigos e deixar Riade para sempre. Ela ousara enfrentar uma jovem princesa saudita – a sua patroa – a respeito do tratamento impiedoso e cruel das empregadas, particularmente das filipinas. Cay revela-nos como funciona uma cidade para a qual não é difícil obter visto de turista, partilha as intrigas da comunidade de expatriados e expõe o lado negro das vidas extravagantes da realeza saudita.

Comentário:
Na diversidade que o mundo actual é, existem culturas que ainda nos dias de hoje chocam com a nossa, a europeia, principalmente no que diz respeito à forma como as mulheres são tratadas.

Prisioneira é mais um relato verídico, ocorrido na Arábia Saudita, onde as mulheres continuam a ser tratadas como seres inferiores e onde a realeza tem todos os direitos e, como refere no livro, não está acima da lei, é a própria lei!
O que distingue este livro de tantos outros relativos a relatos verídicos é que este é-nos contado por uma expatriada que vive a experiência de ir trabalhar para a Arábia Saudita, ou seja, é alguém de fora que tenta adaptar-se a este país.

Cay Garcia (nome fictício para proteger a pessoa em questão) é uma sul africana que aceita um emprego como mordomo de uma princesa saudita, sem ter bem a noção do choque de culturas que vai sofrer.
Rapidamente Cay percebe que as mulheres (locais ou estrangeiras) têm regras muito restritas nas suas aparições públicas e ela, enquanto mordomo real, tem ainda mais regras a cumprir. 
De início, Cay até consegue fazer uma integração relativamente pacífica mas, à medida que o tempo passa, as atitudes arrogantes e déspotas da princesa recaem também sobre ela, levando-a ao desespero... Cay acaba por desabafar com o médico que a assiste, sem fazer ideia que o sigilo médico não existe naquele país e dando início ao fim da sua estadia.
Mas nem tudo é mau, Cay vive também, inesperadamente,um amor proíbido junto de um libanês que mora no mesmo condomínio. Mas quando Cay é forçada a abandonar o país, também este amor fica para trás...

É uma leitura rápida e muito interessante, porque aborda temas sensíveis e polémicos sem entrar em exageros.
Não se pense com isto que quem lê o livro fica indiferente e não sente a revolta e a vontade de agir, de chamar a atenção para este mundo injusto.

E é precisamente uma chamada de atenção, o que este testemunho de alguém que viveu 4 meses às ordens de uma princesa saudita, faz!

Classificação: 7,5/10

1 comentário:

Ana Silva disse...

Acabei de ler o livro e partilho da mesma opinião.
Consegui acabar de o ler em apenas 2 dias, a escrita flui naturalmente e ficamos agarrados à história.
Adorei.