Opinião... Asa Larsson * Aurora Boreal

Data Início: 10-06-2015 
Data Fim: 14-06-2015

AutorAsa Larsson
Título: Aurora Boreal
Editora: Planeta
ISBN: 9789896571320
N. Páginas: 328

Sinopse:
O corpo de Viktor Strandgård, o pregador mais famoso da Suécia, jaz mutilado numa remota igreja de Kiruna, uma cidade do Norte submersa na eterna noite polar. A irmã da vítima encontrou o cadáver, e a sombra da suspeita paira sobre ela. Desesperada, pede ajuda à sua amiga de adolescência, a advogada Rebecka Martinsson, que vive em Estocolmo e regressa à sua cidade natal disposta a descobrir quem é o culpado. No decurso da investigação conta apenas com a cumplicidade de Anna-Maria Mella, uma inteligente e peculiar polícia grávida. Em Kiruna, muita gente tem algo a ocultar e a neve não tardará a tingir-se de sangue.
A PROTAGONISTA, Rebecka Martinsson, uma advogada que trabalha com a inspectora mais competente da brigada de Kiruna, Anna-Maria Mella. Um dos poucos casos na literatura policial onde as principais protagonistas são mulheres.
A ATMOSFERA de Kiruna envolve-nos por completo. Kiruna é uma povoação rural extremamente fria, onde durante seis meses ao ano fica envolvida pela obscuridade e o efeito que este frio e esta obscuridade tem nas personagens são descritos de forma fascinante.
A GRANDE DOSE DE SUSPENSE que nos oferece o argumento do livro, aumentado pelo solitário e frio da paisagem.
Uma escrita muito especial, enigmática e sugestiva.

Comentário:
Fiquei tão desiludida com esta leitura... Uma autora conceituada, um tema interessante, uma capa apelativa, tudo indicava que iria ser uma leitura empolgante. E se, de início, ainda o achei de facto interessante, depressa o interesse desapareceu para me deixar com um sabor amargo... Não me consegui ligar à história, não senti o drama, chegando ao ponto de estar a ler situações que me deveriam deixar de nuca eriçada e... nada... Não me transmitiu emoção nem nenhum outro sentimento a não ser desinteresse!

Toda a história circula em torno de uma morte macabra, de Viktor Strandgard, um famoso pregador com inúmeros livros e DVDs publicados. 
Rebecka, antigo membro da mesma igreja, que actualmente vive longe e uma vida completamente diferente, vê-se novamente transportada para a sua terra Natal depois de receber o telefonema de Sanna, a irmã de Viktor.

Ao longo do livro vamos descobrindo o passado das diferentes personagens e as razões das suas acções presentes. Descobrimos porque é que Rebecka se afastou, porque é que Sanna tem comportamentos tão incongruentes, chegando mesmo a negligenciar as suas duas filhas ou porque é que os três pastores da igreja parecem encobrir um segredo bem guardado.

É um thriller nórdico, claramente um policial negro, mas que não me conseguiu convencer. Ainda tive esperanças que o final me levasse a reconsiderar a minha opinião, mas tal não aconteceu. Tenho pena, mas é um livro (e uma autora) que não me deixa saudades...

Classificação: 6/10

Sem comentários: