Opinião... Paula Hawkins * A Rapariga no Comboio

Data Início: 23-05-2015
Data Fim: 27-05-2015

AutorPaula Hawkins
Título: A Rapariga no Comboio
Editora: TopSeller
ISBN: 9789898800541
N. Páginas: 320

Sinopse:
O êxito de vendas mais rápido de sempre.
O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros. Todos os dias, Rachel apanha o comboio...
No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente. Até que um dia...
Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada.
Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos. De leitura compulsiva, este é o thriller do momento, absorvente, perturbador e arrepiante.

«"A Rapariga no Comboio" é o mais envolvente romance com um narrador inconfiável desde Em Parte Incerta. Este livro vai deixar os seus leitores arrepiados.» 
New York Times.

Comentário:
Antes de falar da história, gostaria de falar desta edição que tenho nas mãos. A TopSeller é uma editora relativamente recente mas está a ser uma lufada de ar fresco no mercado literário nacional, com iniciativas que fazem as delícias dos amantes de livros!
E disso é claro exemplo este Exemplar de Avanço, onde os bloggers e outros comentadores literários, para além de poderem ler e dar a sua opinião em primeira mão, têm ainda um exemplar diferenciado. Adorei a ideia e adoro ter este livro na minha estante.
À TopSeller, o meu agradecimento e faço votos que nos continuem a surpreender.

Posto isto e falando do livro, que se intitula de thriller psicológico, eu diria que ele é 300% psicológico e 80% thriller. É um livro centrado nas suas personagens: motivações, acções, pensamentos.

Toda a história gira em torno de três mulheres completamente diferentes umas das outras, mas que quis o destino que ficassem eternamente ligadas.
A história é-nos contada na perspectiva de cada uma destas três mulheres que se vão revelando aos poucos fornecendo-nos as peças para o puzzle total.

Eu, que ando diariamente de comboio, achei a ideia de alguém que faz todos os dias o mesmo percurso e cujo comboio pára sempre no mesmo sinal conseguir acompanhar a vida das pessoas que moram nas casas à beira da linha, uma premissa fantástica.
Mas o livro rapidamente se afasta desta premissa (o que me desiludiu um pouco) para se centrar nas suas personagens.

Rachel é uma mulher divorciada que não aceita esse facto e que se refugia no alcool (alcool esse que esteve também na origem do divórcio, tornando-se num ciclo vicioso).
Anna é a nova mulher de Tom, ex-marido de Rachel, que antes era sua amante. Juntos têm uma filha bebé e aparentam ter o lar perfeito.
Megan, vizinha de Tom e Anna, vive em constante sobressalto por causa do seu passado que não a deixa sequer dormir, apesar de todo o amor e apoio do seu marido Scott.

Quando Megan desaparece, há muitos suspeitos mas muito poucas certezas...

Cinco personagens principais, uma rua, uma linha de comboio e muitos esqueletos no armário resulta numa história empolgante e viciante.
É curioso como é que um início com personagens com comportamentos estranhos nos levam a querer ler mais e mais. Isto revela uma escrita muito inteligente, que sem dúvida Paula Hawkins tem.

O final... bom, não achei o final soberbo, daqueles de nos deixar de queixo caído. No entanto, no geral, apreciei muito esta leitura e recomendo!

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: