Opinião... S. J. Watson * Antes de Adormecer

Data Início: 31-03-2015
Data Fim: 06-04-2015

AutorS. J. Watson
Título: Antes de Adormecer
Editora: Civilização Editora
ISBN: 9789722633178
N. Páginas: 344

Sinopse:
Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…
As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos – tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história.
Bem-vindos à vida de Christine.


“Um romance de estreia excelente – bem escrito, genuinamente perturbador e psicologicamente muito plausível. São raros os thrillers melhores do que este.”
Joanne Harris


“Simplesmente o melhor romance de estreia que alguma vez li.”
Tess Gerritsen


Comentário:
A premissa desta história - uma mulher que sempre que dorme esquece tudo, acordando sem saber quem é, onde está, quem está junto dela - já por si só aguça a curiosidade. Quando lhe juntamos uma escrita fluída e rápida, limpa, ficamos perante um livro intenso que surpreende à medida que avança. Posso dizer que as últimas 100 páginas não foram lidas, foram devoradas!

Christine é uma mulher madura que acorda um dia e não faz a mínima ideia de onde está, quem é o homem ao seu lado na cama e, pior ainda, quando se vê ao espelho percebe que já não tem os 20 anos que imaginava ter... 

Segundo esse homem, seu marido, Christine sofreu um grave acidente que lhe provocou amnésia permanente, que faz com que sempre que adormeça esqueça todo o seu dia e todos os dias passados. Cada novo dia a história repete-se e ela tem que começar do zero.

No entanto, um médico interessa-se pelo seu caso e convence-a a escrever num diário tudo o que ela sabe e se lembra ou lhe conta em cada dia para, desta forma, conseguir construir um puzzle de pequenas memórias que lhe permitam reconstruir o passado. O que Christine nunca imaginou foi que o passado trouxesse tantos segredos...

É uma história que chega a ser revoltante, que me deixou com nervoso miudinho e com vontade de entrar nela e dizer umas quantas verdades, principalmente a uma determinada personagem. E isto é a magia de uma boa escrita, a capacidade de nos transportar para dentro da história, de a viver e sofrer com ela. Gostei muito!

Classificação: 9,5/10

2 comentários:

Jardim de Mil Histórias disse...

Olá Maria João,

Este livro já há muito tempo que está na minha wishlist.
Já vi opiniões muito diferentes sobre este livro.
Mas acho que o vou devorar!!

Beijinhos e boas leituras.

Maria João disse...

Olá Isaura,

eu gostei muito! Espero que gostes tanto como eu!

Boas leituras
Beijinhos