Opinião... James Patterson * Invisível

Data Início: 09-11-2014 
Data Fim: 13-11-2014

AutorJames Patterson
Título: Invisível
Editora: TopSeller
ISBN: 9789898626462
N. Páginas: 352

Sinopse:
Sem deixar rasto. Sem qualquer motivo. Um serial killer imparável. Uma revelação desconcertante. Emma está obcecada com a investigação de uma série de incêndios que provocou a morte de pessoas e que à primeira vista parecem não ter qualquer ligação entre si. Todos dizem que foram acidentais, mas Emma insiste que foram provocados por um único serial killer.
Mas há algo mais, e muito pessoal, que move Emma: uma das vítimas era sua irmã. Irmã gémea. Nem mesmo o seu ex-namorado, um antigo agente do FBI, consegue acreditar que dezenas de incêndios, raptos, mutilações e assassínios estejam todos relacionados. Mas Emma vai encontrar uma peça-chave que os ligará a todos.
Novos crimes surgem a cada dia e todos parecem inexplicáveis. Sem motivos, sem armas do crime e sem suspeitos. E Emma não vai descansar enquanto não encontrar o assassino. Ou irá o assassino encontrá-la a ela primeiro? Pode realmente uma única pessoa ser responsável por estes crimes impensáveis?

Comentário:
Ao contrário do livro que li anteriormente, cuja leitura se revelou lenta, este livro de James Patterson é de leitura compulsiva. Ninguém consegue ficar indiferente quando anda um assassino à solta, com uma mente brilhante, sempre um passo à frente do FBI e a provocar verdadeiras carnificinas. 

Emmy é uma analista do FBI que perdeu a irmã gémea num incêndio em sua casa. As investigações ditaram tratar-se de um acidente, mas Emmy não acredita e não consegue deixar de procurar rastos que lhe permitam provar que a irmã não morreu acidentalmente, depois de uma vela ter dado início a um fogo no seu quarto. Nesta sua busca, Emmy decide pedir ajuda ao seu ex-noivo, Books, ex-agente do FBI que actualmente se dedica à sua loja de venda de livros. Mais por pena do que por convicção, Books aceita ajudar Emmy e juntos irão iniciar a caça ao homem mais assustadora por que qualquer um deles passou. Pelo caminho perdem várias vezes a credibilidade junto do FBI e lutam contra a maré, porque quem procuram é alguém com uma mente brilhante, que está sempre um passo à frente deles...

O livro está escrito com muita mestria. Provoca a nossa curiosidade desde as primeiras páginas, porque intercala capítulos da acção presente com mensagens gravadas pelo assassino, que nos poderão estar, ou não (como ele próprio refere) a transmitir a verdade. No fundo, também o autor brinca com a nossa cabeça, provocando-nos, dando-nos pistas, algumas verdadeiras outras falsas.

O fim está muito bem conseguido, os argumentos são muito válidos e as peças todas encaixam-se na perfeição. A escrita de James Patterson é fluída com recurso a muitos diálogos entre as personagens. As descrições dos locais e situações conseguem ser brilhantemente precisas sem serem maçadoras. 

Adorei este livro e, desde a página 3, também eu procurei o assassino, também eu sofri as perdas e as dores das vitimas e familiares, também eu perdi o fôlego inúmeras vezes!

Classificação: 9,5/10

1 comentário:

Denise disse...

Olá! :)

Eis um autor que ainda não conheço, mas pelos comentários que vejo, e pela tua análise, parece merecer atenção...

Beijinhos e boas leituras