Opinião... Luísa Castel-Branco * Estranho Lugar para Amar

Data Início: 27-09-2014 
Data Fim: 02-10-2014

AutorLuísa Castel-Branco
Título: Estranho Lugar para Amar
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897241482
N. Páginas: 250

Sinopse:
"Estranho Lugar Para Amar" é um romance inspirado numa história verdadeira que nos transporta para um mundo de mistérios e dessa coisa estranha, o amor, carregada de futuro.
No concelho de Figueira de Castelo Rodrigo ficava a aldeia do Colmeal, um povoado com 14 famílias de origens antigas. O fado da aldeia ficou ditado no início da década de 40 com a chegada de uma nova proprietária. As disputas entre a enigmática fidalga e os camponeses desencadeiam o processo de expulsão violenta de todos os habitantes, processo que consta até hoje como uma das páginas mais negras do período da ditadura portuguesa. 
Mas esta história é também sobre o Sítio que ficava para lá do monte, para lá do bosque, para lá de todos os caminhos… Entre o mistério da aldeia e os segredos do Sítio, o amor e o ódio determinam o destino de vidas e de lugares.

Comentário:
É, para mim, algo difícil escrever a minha opinião sobre este livro. Porque é diferente... E é essa diferença que o torna especial e único! É um romance baseado em factos reais, de um local que existiu e que se encontra actualmente em ruínas - o Colmeal, mas mais parece um conto encantado.

O Colmeal era uma aldeia como tantas outras de Portugal, habitada por 14 famílias, no interior norte do país. A vida nesta aldeia era pacata até ao dia em que os seus fidalgos desapareceram para aparecer no seu lugar uma mulher fechada e cinzenta. Esta mulher trazia consigo o peso de não poder ter filhos e, por isso, renegada pelo marido. Mas, numa das poucas visitas do marido, Rosalinda milagrosamente engravida. E desta gravidez nasce Alva, a menina dos seus olhos e o desgosto eterno do seu pai por não ser um rapaz. Alva é criada e protegida no Colmeal para que não seja tentada pelos rapazes, mas como sempre, o fruto proibido é o mais apetecido... 

E das acções de Alva desencadeiam-se factos que irão ditar a ruína da aldeia...

Paralelamente, é-nos dado a conhecer o Sítio, um local mágico, para lá de uma montanha junto ao Colmeal e cuja "porta" permanece fechada por pedras mágicas. No Sítio, todos os fenômenos são encarados de forma normal, e as pessoas são felizes, vivem em paz. A história dos dois lugares sempre esteve e sempre estará interligado...

Adoro a escrita de Luísa Castel-Branco, e "Estranho Lugar para Amar" não é excepção, embora tenha um tom um pouco diferente dos outros livros que li da autora, não deixa de ser muito interessante. E a história que nos trás é de facto insólita. Recomendo!

Classificação: 7/10

Sem comentários: