Opinião... Maeve Binchy * Uma Casa na Irlanda

Data Início: 12-06-2014 
Data Fim: 21-06-2014

AutorMaeve Binchy
Título: Uma Casa na Irlanda
Editora: Temas & Debates
ISBN: 9789727598083
N. Páginas: 605

Sinopse:
Ria e Marylin não se conhecem - vivem a milhares de quilómetros de distância, separados pelo oceano Atlântico: uma, numa grande e acolhedora casa vitoriana em Tara Road, Dublin, a outra numa casa moderna em Nova Inglaterra. Seria difícil encontrar duas mulheres mais diferentes; a vida de Ria centra-se na sua família e nos seus amigos, enquanto a de Marylin conheceu muito sofrimento. Mas quando cada uma delas precisa de sair do ambiente que as rodeia, uma troca de casas parece ser a solução ideial. Juntamente com as casas emprestadas surgem os vizinhos e os amigos, os mexericos e as especulações quando Ria e Marylin trocam de casas durante o Verão.
Uma Casa na Irlanda (Tara Road) foi adaptado ao cinema em 2005 num filme realizado por Gilles MacKinnon, com Andie MacDowell, Olivia Williams, Stephen Rea e Brenda Fricker.

Comentário:
Depois de ter já lido vários livros de Maeve Binchy e de ter visto diversas opiniões muito positivas sobre este livro, parti com as expectativas em alta para a leitura de "Uma Casa na Irlanda". Talvez por isso, cheguei ao fim das 605 páginas com uma sensação de desilusão...
Não foi um livro que me tenha agarrado, nem motivado a uma leitura desenfreada, achei a maior parte da história banal e até algo desajustada da realidade, como a reacção de Ria à traição do marido ou as atitudes pacíficas da filha adolescente Annie. Achei igualmente que a tradução não está brilhante, o que também poderá ter tido o seu contribuído negativo.

Ria é uma jovem normal, que aspira a uma vida familiar tranquila mas emocionante. E é junto de Danny, um novo e atraente colega de trabalho que encontra o seu futuro. Juntos conseguem adquirir uma casa de sonho numa rua de "ricos", a Tara Road. Felizes e com dois filhos, Ria sente-se realizada e feliz.
Nora, a mãe de Ria, é uma mulher fria, que lutou muito para criar sózinha as duas filhas, após a morte do marido. E Hilary, a irmã de Ria, leva uma vida pacata de mulher casada que não pode ter filhos.

Tudo se desmorona quando Ria descobre que Danny lhe é infiel e que a irá deixar para ficar com a nova namorada que está grávida.
Para tentar superar a dor, Ria embarca numa aventura de troca de casas com uma americana, Marilyn, que também ela tem as suas dores a necessitarem de ser curadas.
Existem inúmeros personagens secundários, amigos e vizinhos de ambas, Ria e Marilyn, na Irlanda e na América, respectivamente que trazem riqueza à história, com histórias de vida diferentes, incluíndo violência doméstica, toxicodependência ou emigração.

Apesar de grande, é um livro que se lê bem, no entanto, não achei a história fantástica ou original... 

Classificação: 7/10

Sem comentários: