Opinião... Agnès Martin-Lugand * As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café

Data Início: 31-05-2014 

Data Fim: 02-06-2014

AutorAgnès Martin-Lugand
Título: As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café
Editora: Guerra & Paz
ISBN: 9789897021077
N. Páginas: 208

Sinopse:
O romance que conquistou mais de 150.000 leitores em França.
Depois da morte do marido e da filha num brutal acidente de automóvel, Diane fecha-se em casa durante um ano, imersa em recordações, incapaz de reagir. Mas, quando já nada parece poder mudar, é precisamente uma dessas recordações que a faz escolher Mulranny, uma pequeníssima aldeia na Irlanda, como destino.
Instalada numa casa em frente ao mar, Diane é gentilmente recebida por todos os habitantes - todos menos um. Será Edward, o bruto e antipático vizinho, a resgatar Diane da apatia em que parece estar novamente a mergulhar. Primeiro, pela ira e pelo ódio. Mas depois, contra todas as expectativas, pela atracção. Como enfrentar este turbilhão de sentimentos? O que fazer com eles?

Comentário:
Iniciei a leitura deste livro de forma descontraida, mas depressa fiquei com um nó na garganta que ainda não me abandonou por completo. O livro começa de uma forma crua e que me deixou extremamente abalada.

Diane é mãe e esposa, tem uma vida tranquila e normal até ao dia em que um acidente lhe tira de uma só vez filha e marido. A partir daí Diane sobrevive aos dias, sem acção, sem trabalhar, entregando-se apenas aos seus cigarros e à depressão. Um ano passado após a tragédia, Diane decide ir viver para a Irlanda, onde Colin, o seu falecido marido sempre quis ir mas que sempre prescindiu por saber não ser um destino de férias de eleição de Diane. Se no início Diane encontrou alguma tranquilidade em Mulranny, depressa se viu confrontada com o despertar de um novo amor. Mas será que o seu coração e cabeça já estão suficientemente sarados para uma nova vida?

Gostei muito da história e da ideia da redenção. É um livro que se lê muito bem, pena que termine tão rápido... Adorei o conceito por detrás de "As Pessoas Felizes Lêem e Bebem Café", mas não vou revelar o que é. Quem ficou curioso(a) é só ler este livro que merece muito a pena ser lido!

Classificação: 8/10

2 comentários:

Marta Santos disse...

Fiquei bastante interessada com o livro, já está na lista para comprar*

Maria João disse...

Olá Marta, é um livro muito interessante! Depois partilha o que achaste, pode ser?

Boas leituras