Opinião... David Baldacci * O Atentado

Data Início: 13-05-2014 

Data Fim: 21-05-2014

AutorDavid Baldacci
Título: O Atentado
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897241277
N. Páginas: 436

Sinopse:
O Médio Oriente encontra-se a ferro e fogo e a Síria é um barril de pólvora. Neste cenário explosivo, um aliado das forças da Al-Qaeda ameaça os mais poderosos líderes e é preciso detê-lo a todo o custo. Uma cimeira internacional parece ser o cenário ideal para um atentado, o último grande atentado.
Will Robie é um mestre na arte de eliminar os piores inimigos do mundo. Imformado do próximo alvo, o assassino a soldo vê-se confrontado com a missão mais difícil de sempre.
Robie é encarregado de matar uma "companheira de armas", depois de surgirem provas que apontam para que Jessica Reel, assassina de profissão como ele, terá mudado de campo.
A missão de Robie consiste em apanhar Jessica Reel, morta ou viva. No entanto, Robie não tarda a dar-se conta de que a situação vai além da mera traição. Com efeito, por detrás do ataque de Reel esconde-se uma ameaça muito maior, que poderá provocar ondas de choque suscetíveis de atingir o mundo inteiro.

Comentário:
Ficou uma vez mais confirmado que David Baldacci se está a impor como mestre do thriller! Neste novo livro, "O Atentado", trás-nos de volta Robbie, o personagem principal de "Os Inocentes" e as suas missões.

Robbie tem agora uma missão muito diferente das outras. Desta vez é encarregue de encontrar a sua colega de profissão, Jessica Reel, que aparentemente traiu a organização para a qual ambos trabalham, matando 2 elementos de alto nível da segurança nacional americana. Robbie inicia a sua nova missão com o mesmo profissionalismo e sem levantar questões como sempre fez, mas os factos com que se vai deparando ao longo desta longa jornada levam-no a questionar quem está do lado do bem e quem está do lado do mal. 
E esta irá revelar-se a mais difícil missão de todas as que já executou, uma vez que a segurança mundial acaba por estar nas suas mãos...

É um thriller bem construído, com personagens fortes e motivadoras. David Baldacci tem uma escrita rápida que torna o livro muito interessante e viciante. Devo no entanto referir que, no início do livro, tive, por vezes, uma sensação de dejá-vu, porque existem alguns diálogos muito semelhantes entre si. Mas depois a história entra num ritmo alucinante que não nos deixa parar de ler até à última página. As descrições são muito realistas e o enredo é muito consistente. Muito bom! 

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: