Opinião... Tiago Rebelo * És o meu Segredo

Data Início: 22-04-2014 

Data Fim: 23-04-2014

AutorTiago Rebelo
Título: És o Meu Segredo
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789722334860
N. Páginas: 192

Sinopse:
Tomás Arruda, o actor português mais famoso da actualidade está de regresso a Lisboa depois de ter conquistado Londres e Hollywood. Em Portugal reencontra duas irmãs: uma, uns anos mais velha que ele, de quem recorda um intenso romance de férias no Algarve, a outra, a irmã mais nova por quem nutre uma afeição especial e inesquecível. Um terrível segredo e um turbilhão de acontecimentos e de sentimentos vão condicionar o seu reencontro e mudar, para o bem e para o mal, as vidas destas três almas unidas por um destino comum.
“És o meu segredo” é uma história sobre o sucesso à escala mundial, sobre a vida frenética na alta sociedade onde o dinheiro corre sem problemas e tudo parece fácil, sobre um mundo à parte onde se podem esconder avidamente os segredos mais sinistros e onde a ditadura das aparências condiciona o quotidiano de todos os envolvidos. Mas é sobretudo uma história sobre a busca de algo que ultrapassa a condição social e a fortuna: o segredo da felicidade.
A história decorre em diferentes fases, entre Portugal e Inglaterra. Um Agosto no Algarve, onde Tomás, Rute e Filipa ficam marcados por umas férias de Verão dominadas por sentimentos especiais. A partida de Tomás para Londres, onde vai estudar e abrir caminho para uma carreira internacional. O regresso de Tomás a Portugal, onde reencontra Rute e Filipa. A primeira vive em Sintra – que é também o cenário idílico do filme que Ian Holden roda com Tomás como protagonista –, a segunda em Lisboa. 

Comentário:
Tiago Rebelo é um excelente contador de histórias e neste livro conta-nos a vida de Tomás Arruda, um jovem adulto que consegue singrar em Hollywood pela mão de um realizador excêntrico e famoso que o apadrinha.
Conta-nos também a vida das duas irmãs Madeira, Rute e Filipa, de quem Tomás é amigo e com quem passou várias férias de Verão no Algarve.

Rute, a irmã mais velha, vive sempre intensamente, fazendo o que lhe apetece, mas sem nunca se comprometer com ninguém. O seu passado assombra-a, mas ela tenta com a sua rebeldia camuflar os efeitos nefastos que uma má experiência lhe deixou.
A sua irmã Filipa é mais sossegada e calma, mas nutre uma paixão escondida por Tomás...
Passam três anos sem que se vejam, porque Tomás vive agora em Londres, mas quando o seu mestre Ian decide filmar o seu novo filme em Portugal, mais concretamente em Sintra, Tomás e as duas irmãs voltam a encontrar-se e algumas chamas esquecidas voltam a acender-se...

É um livro pequeno que se lê com facilidade, porque a escrita é leve e a história interessante.
Gostei de ler as descrições de locais que tão bem conheço em Sintra.
Não considero este o melhor livro de Tiago Rebelo, porque não achei a sua história mais envolvente e elaborada, mas gostei de o ler.

Classificação: 7/10

Sem comentários: