Opinião... Sharon Dogar * No Anexo

Data Início: 16-04-2014 

Data Fim: 21-04-2014

AutorSharon Dogan
Título: No Anexo
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789895579112
N. Páginas: 336

Sinopse:
Peter van Pels e a família estão escondidos com os Franks, e Peter vê tudo com um olhar diferente. Como será ser-se obrigado a viver com Anne Frank? Odiá-la e depois dar por si apaixonado por ela? Saber que é tema do seu diário dia após dia? Como será ficar sentado à espera, olhar por uma janela enquanto outros morrem e desejar estar a combater? O diário de Anne termina a 4 de Agosto de 1944, mas, nesta história imaginada, a experiência de Peter continua para além da traição e chega aos campos de extermínio nazis. "Está aí alguém?", pergunta ele. "Está alguém a ouvir?" Nós devíamos estar. 

Comentário:
Auschwitz, Bergen-Belsen ou Westerbork são nomes mundialmente conhecidos, por causa das atrocidades que aí ocorreram e que foram parcialmente reveladas pelo Diário de Anne Frank. Um livro que marcou e continua a marcar quem o lê, porque revela a visão de uma criança e adolescente que viveu em cativeiro juntamente com a sua familia para fugir ao exterminio. Quando tudo indicava que conseguiriam sobreviver e voltar a ser livres foram denunciados e acabaram por ser apanhados mesmo no final da Guerra, tornando inglório os mais de dois anos de cativeiro.
O único sobrevivente foi o pai de Anne Frank que decidiu depois editar e publicar o diário da sua filha como forma de tornar pública parte da história, e honrar a sua memória.

No seu diário, Anne conta o dia a dia no Anexo, o local que o seu pai encontrou para os esconder a eles e à familia de Peter van Pels. Neste livro de Sharon Dogan, a autora pretende dar a conhecer mais um pouco desta história atroz, desta vez pela visão de Peter. A revolta, as dificuldades, as carências, as revoltas, o amor, a desilusão, e o fim...

Um livro de ficção quando bem escrito consegue envolver e perturbar, mas um romance baseado na realidade, e para mais uma realidade dura como esta perturba muito mais! Ainda assim, Sharon Dogan conseguiu transmitir a mensagem sem recorrer a violência extrema. E deixa um registo para que este pedaço negro da história do Mundo não caia no esquecimento e não se repita. 

Já tive a oportunidade de visitar a casa de Anne Frank, em Amesterdão, actualmente convertida em museu, e é chocante saber o que ali se passou há pouco mais de meio século atrás. Lá é possível ver vários dos desenhos de Peter que a autora descreve neste livro.

Um livro que gostei muito de ler.

Classificação: 8/10

4 comentários:

Denise disse...

Olá!

Um livro que parece muito interessante.

Conheces o livro "A Bibliotecária de Auschwitz?" (Antonio G. Iturbe)

Boas leituras!

Maria João disse...

Olá Denise,

já o vi várias vezes e vi comentários sobre o livro mas ainda não o li. Já o leste? O que achaste?

Beijinhos
Maria João

Denise disse...

Sim, já li e gostei muito.

Comentei hoje mesmo no meu blog. É um livro que recomendo a leitura. Antonio Iturbe é jornalista e realizou uma longa pesquisa para o livro.

Muito bom!

Boas leituras :)

Maria João disse...

Obrigada Denise! Mais um para a lista ;-)