Noticias... Dia Internacional do Livro Infantil 2014

Celebra-se hoje o dia Internacional do Livro Infantil. Este é o cartaz da DGLAB (Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas):


São muitos os estudos que demonstram a importância da leitura na infância. Vamos ler para os nossos pequeninos para termos adultos mais educados e competentes. 


Quanto mais cedo as crianças ganharem hábitos de leitura, mais benefícios e competências ganham ao longo da vida.

Estudos recentes apontam para a importância de os pais modelarem o comportamento de leitura com os seus filhos, explica a psicóloga clínica Teresa Abreu.

O amor pela leitura e pelo conhecimento não pode ser forçado e a criança faz o que vê os pais fazerem. Os autores salientam também a importância da conversa, da leitura e do contar histórias a partir dos seis meses, como forma de facilitar a aquisição posterior da linguagem e da leitura. E mais, que a leitura mais eficaz se pontua por questões e partilhas com a criança, mesmo quando esta ainda não responde verbalmente.

Isto porque, embora o discurso do adulto seja importante, é igualmente essencial interagir ao máximo com a criança. Resumindo numa ideia, é fundamental que os pais leiam com a criança e não para a criança.

A Academia de Pediatria Americana aponta algumas recomendações com a finalidade de ajudar a interação entre os pais e a criança pela leitura, por exemplo: enquanto se lê para a criança parar, para que olhe as imagens, perguntar o que vê nas imagens e falar da relação da imagem com a história; usar vozes divertidas e sons de animais, sem medo de exagerar, ajuda a criança a ficar entusiasmada com a história.

Fonte: http://crescer.sapo.pt/bebe/crescimento-e-comportamento/a-leitura-na-primeira-infancia





Sem comentários: