Opinião... Ana Simão * A Menina dos Ossos de Cristal

Data Início: 25-03-2014 

Data Fim: 26-03-2014


AutorAna Simão
Título: A Menina dos Ossos de Cristal
Editora: Guerra&Paz
ISBN: 9789897020933
N. Páginas: 200

Sinopse:
Inspirador testemunho de vida, que nos ensinará que amor é poder.
Num livro encantador, de narrativa simples e poética, Ana Simão conta a história de como sofreu, viveu e amou, acompanhada pela doença dos ossos de vidro, a chamada osteogénese imperfeita.
• Uma história de luta e coragem e o triunfo da mulher que, contra todas as expectativas, consegue vencer
• Um testemunho inspirador e apaixonante: ela viveu e venceu o sofrimento
• Um livro que conta com a divulgação e promoção por parte da APOI (Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita) e a Associação Raríssimas.

Comentário:
Um imenso respeito!
Respeito é o meu sentimento mais premente ao terminar esta leitura. Respeito por pessoas como Ana Simão, com uma vida cheia de momentos menos bons mas que ainda assim mantêm uma atitude positiva, pensam nos outros e acima de tudo... acreditam!

Inês é uma menina de 3 anos igual a todas as outras, que brinca, salta e corre sem problemas até ao dia em que numa brincadeira inocente e inesperadamente parte uma perna com imensa gravidade. A partir desse dia os ossos partidos sucedem-se e é-lhe diagnosticada uma doença rara, a Osteogénese Imperfeita.
É uma doença que lhe rouba a infância e a adolescência, pois apenas consegue vivê-la pela metade, entre hospitais e a escola, onde tem inúmeras restrições. Tem depois uma trégua de 25 anos sem partir nada, mas uma nova queda abre um novo ciclo cada vez mais grave e com limitações maiores. Ainda assim, Inês não baixa os braços nunca e luta por saber mais, por procurar mais médicos e hospitais, por ter alternativas.
É um relato doloroso que provoca angustia a quem lê e até alguma revolta, mas a atitude de Inês é uma grande lição de vida!

Ana Simão procura com este livro dar a conhecer uma doença que poucos conhecem e angariar o respeito de todos. Pela minha parte, a sua missão foi amplamente cumprida. O meu obrigada por isso.

Classificação: 8,5/10

Sem comentários: