Opinião... Yasmina Khadra * Os Anjos Morrem das Nossas Feridas

Data Início: 10-01-2014 

Data Fim: 18-01-2014

AutorYasmina Khadra
Título: Os Anjos Morrem das Nossas Feridas
Editora: Bizâncio
ISBN: 9789725305386
N. Páginas: 336

Sinopse:
Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.  

Comentário:
Este é, acima de tudo, um livro poderoso! E o título, que pode à primeira vista parecer estranho, faz todo o sentido no final do livro. Gosto de ler livros sobre culturas diferentes da ocidental, sobre realidades que não me são familiares e que, na maior parte das vezes, chocam. 

Turambo é um jovem argelino que nasceu e viveu toda a sua infância na miséria que caracteriza aquele país.
Depois do pai desaparecer no regresso da guerra, e depois de um fenómeno natural ter avassalado a sua terra, Turambo, a sua mãe, tio, tia e prima decidem afastar-se e procurar uma vida melhor. Mas acabam por ficar num gueto da cidade, onde a miséria, o crime e a pobreza são o cenário.
Turambo é mal tratado, enganado em vários trabalhos, traído no amor e desce cada vez mais fundo. Até que é descoberto por um treinador de boxe, devido à sua esquerda fabulosa, de que ele próprio não tem consciência. Depois de muitas desilusões, Turambo decide mesmo enveredar pelo boxe, mas tudo se transforma, quando um homem rico decide patrociná-lo. As exigências sucedem-se e Turambo questiona-se sucessivamente sobre o sentido da vida. A paixão que sente por Irene, filha de um antigo praticante de boxe famoso, só faz aumentar ainda mais estas dúvidas...

Yasmina Khadra escreve de forma sublime, com uma linguagem cuidada, mesmo quando a temática é agressiva. Gostei muito deste autor que desconhecia mas que passou a fazer parte da minha lista de livros a ler. Recomendo!

Classificação: 8,5/10

1 comentário:

Ana Vargas disse...

Apaixonei-me por este autor depois de ler o livro "O que o dia deve à noite" - https://leiturasemclube.blogspot.pt/2016/05/o-que-o-dia-deve-noite-yasmina-khadra.html.
Um livro belíssimo onde cabe tudo: a vida, o amor, a morte, a traição, a lealdade, a saudade...
Li depois "Os anjos morrem das nossas feridas" e quando o acabei lembrei-me do que me tinha dito o senhor que mo vendeu na Feira do Livro: vai-se arrepender de não levar mais livros dele!