Opinião... André Fernandes * Tia Guida

Data Início: 23-11-2013 

Data Fim: 01-12-2013

AutorAndré Fernandes
Título: Tia Guida
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895105410
N. Páginas: 186

Sinopse:
"Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti.
Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro."

Comentário:
Tive conhecimento deste livro através de uma entrevista ao autor, no programa Você na TV. A forma de falar deste jovem autor cativou-me ao ponto de querer ler o livro de imediato. E valeu a pena! O livro foi uma extensão da entrevista. É um relato real, que expõe os sentimentos de quem convive com um problema que afecta cada vez mais pessoas, o cancro.
Sem ser melodramático, o livro descreve na perfeição a montanha russa de sentimentos que passam todos aqueles que têm a doença, mas também aqueles que estão próximos de quem a tem. É intenso, uma história de vida com um final que já se sabe à partida que não é feliz, mas que, como o próprio autor refere, não é o fim que interessa mas sim a vida, o amor e a relação com os outros.
Ainda que o tema seja triste e sofrido, gostei muito de ler este livro. E os meus parabéns ao autor pela sua maturidade quer a lidar com a sua tia, quer no depois. 


Classificação: 8/10

2 comentários:

Anónimo disse...

João, daqui escreve o André, autor do livro :)

Muito obrigado pela sua partilha, pelo seu apoio, pela forma como absorveu e transmitiu a mensagem da minha tia, a nossa mensagem. Obrigado por ser parte deste projecto, com este seu gesto genuíno. Divulguei hoje a página do blog no Facebook do "Tia Guida" (www.facebook.com/TiaGuida)

Maria João disse...

Muito obrigada pelas suas palavras André. Enquanto leitora, é também muito bom partilhar e receber!