Opinião... Daniel Oliveira * A Persistência da Memória

Data Início: 12-11-2013 

Data Fim: 16-11-2013

AutorDaniel Oliveira
Título: A Persistência da Memória
Editora: Oficina do Livro
ISBN: 9789897411076
N. Páginas: 240

Sinopse:
Camila está em conflito permanente com a sua consciência. Dotada de uma aptidão rara, a que a medicina designa por síndrome de memória superior, tem a capacidade de se recordar ao pormenor de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo aqueles que desejaria esquecer. Nesta teia de emoções, onde se misturam passado e presente, amor e perda, culpa e prazer, Camila busca a liberdade que a memória não lhe concede, sobrevivendo entre relações extremas e perversas. 
Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.

Comentário:
Li inúmeros comentários a este livro no Facebook, logo nos dias que se seguiram ao seu lançamento, de pessoas que o leram numa noite ou em poucas horas. 
Estava à espera que me acontecesse a mesma coisa, mas não... Achei, pelo contrário, que era um livro para ser saboreado, lido devagar e relido mesmo durante a primeira leitura. Tem partes fantásticas, com descrições avassaladoras, com emoções à flor da pele como o próprio autor define. 
Mas também achei que tem partes de divagação pura que tornam a leitura aborrecida.

A história dá-nos a conhecer Camila, uma mulher mediática, que sofre de uma doença rara - síndrome de memória superior, o que faz com que Camila não consiga apagar nenhuma das suas memórias. Ela lembra-se sempre do que lhe aconteceu no passado como se tivesse acabado de acontecer. E é esta doença que a leva a ter uma vida extremada que ao mesmo tempo a satisfaz e incomoda.

Gostaria de trocar ideias com quem leu o livro, porque ainda agora (e já li a parte final 2 vezes) continuo sem o perceber na sua totalidade. 
Do que Daniel Oliveira dá a conhecer de si mesmo nas entrevistas que conduz com mestria e sensibilidade, esperava um livro um pouco diferente... 


Classificação: 7/10

1 comentário:

Ana Ribeiro disse...

Olá Maria João

Acabei hoje de ler o livro e adorei imenso. É um grande livro.

Quanto ao final a Camila voltou ao Brasil.